Respiração do bebê: como saber se está normal

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como checar a respiração do bebê durante o sono e muito mais

Não tem jeito, enquanto o bebê dorme, as mães e pais eventualmente vão acabar checando a respiração dele. “De fato, o bebê tem uma respiração suave enquanto dorme, especialmente quando bem relaxado”, observa o médico de família e comunidade, Enrique Barros, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Algumas características típicas da respiração do bebê podem deixar os pais preocupados sem real necessidade. “Os pais de primeira viagem muitas vezes ficam ansiosos até se acostumarem com o padrão da respiração do seu nenê. É bom lembrar que a frequência respiratória, que é o número de vezes que o bebê inspira e expira por minuto, pode chegar até 60 até os 2 meses de idade e depois essa frequência diminui gradualmente com o amadurecimento”, conta Enrique Barros.

Cadastre-se

Como checar a respiração do bebê

Uma alternativa simples para checar a respiração do bebê quando ele está dormindo é colocar seu rosto perto das narinas do pequeno para sentir o suave fluxo de ar. Contudo, saiba que um bebê saudável não precisa que se observe sua respiração. “Em geral, não se recomenda checar a respiração de forma rotineira. Entretanto, isso pode ser recomendado pelo médico em casos de exceção, como para desobstruir as narinas durante uma gripe. Caso os pais fiquem muito ansiosos e com dúvidas sobre a saúde do bebê vale a pena conversar com um médico ou alguém mais experiente”, orienta Enrique Barros.

A respiração normal do bebê

A respiração do bebê é preferencialmente pelo narizinho. “Por isso é tão importante lavar as narinas com sorinho quando o pequeno está resfriado. O ar entre pelo nariz, desce pela garganta até os pulmões expandindo o tórax e depois sai pelo caminho inverso na exalação”, explica Enrique Barros.

Saiba como higienizar o nariz do bebê quando ele está resfriado aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários