Câimbras na gravidez: causas, tratamento e prevenção

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda por que as câimbras na gravidez ocorrem, como tratá-las e preveni-las

As câimbras na gravidez podem acontecer por motivos vasculares, por alteração dos níveis de cálcio e magnésio séricos, uma associação de ambos os problemas, ou por esforço muscular excessivo.

As câimbras por motivos vasculares ocorrem porque à medida que o bebê cresce, o peso do útero associado ao do bebê e ao volume de líquido amniótico dificulta o retorno do sangue das pernas para a circulação central. “Essa dificuldade do retorno venoso, além de facilitar a ocorrência das câimbras pode facilitar a formação ou piora de quadros de varizes dos membros inferiores”, explica o ginecologista obstetra Jurandir Passos Piassi, especialista em medicina fetal do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Cadastre-se

Como acabar com as câimbras na gravidez

A utilização de meias elásticas, elevar as pernas quando em repouso e deitar de lado quando for dormir ajudam a melhorar a circulação e, consequentemente, diminuir a ocorrência de câimbras.

Já a questão do cálcio e magnésio está relacionada ao hábito alimentar da gestante. “Se ela ingere poucos alimentos que os contém, acaba por facilitar a ocorrência das câimbras. Frutas, leite e seus derivados são boas fontes desses nutrientes”, diz Jurandir Passos Piassi.

Outra questão que favorece câimbras na gravidez é o esforço físico. “Se a gestante está ultrapassando a sua capacidade física, seja por meio de exercícios, seja no esforço diário de suas atividades, ela precisa equilibrar esse esforço, dando mais tempo de descanso a seu corpo, pois as câimbras podem ser entendidas como um sinal de alerta para esforços acima do que o corpo está conseguindo suportar”, conta Jurandir Passos Piassi.

Como prevenir as câimbras na gravidez

As câimbras na gravidez podem ser evitadas utilizando meias elásticas, adequando a ingestão alimentar e não se esforçando além do que o corpo suporta. “Investigações complementares, como avaliação da paratireoide podem se fazer necessária nos casos resistentes às medidas anteriormente ditas”, diz Jurandir Passos Piassi.

Quando as câimbras na gravidez podem ser graves

Alterações do cálcio sérico podem estar relacionadas a alterações de uma glândula que fica ao lado da tireóide e que se chama paratireóide. “Ela é quem controla os níveis de cálcio em nossa circulação. Uma alteração do funcionamento dessa glândula pode levar ao aparecimento de câimbras, mesmo fora da gestação. Portanto, se o quadro de câimbras persiste, apesar dos cuidados de se utilizar meia elástica, adequar a alimentação e diminuir os esforços físicos, outras causas devem ser pesquisadas, e, dentre elas, a função paratireoidiana”, afirma Jurandir Passos Piassi.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários