Cuidados na gravidez: confira quais os principais

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais os cuidados necessários na gravidez para evitar o aborto espontâneo, má formação fetal e outros problemas de saúde

É importante que a mulher tenha alguns cuidados na gravidez. Por isso, elaboramos uma lista com todos esses cuidados e explicamos por que são importantes. Essas atitudes previnem problemas de saúde na gravidez e até mesmo o aborto espontâneo.

Evite piscinas, banheiras e jacuzzis aquecidas

Cadastre-se

Não há problemas em fazer imersões em banheiras, piscinas, mar, jacuzzis e outros quando a temperatura da água está fria ou morna. “Contudo, a imersão em locais onde a temperatura da água está acima de 34 graus deve ser evitada, pois aumenta muito a temperatura corpórea”, alerta o ginecologista e obstetra Marcelo Steiner.

O banho de chuveiro quente já não apresenta nenhum problema. “Neste caso não é preocupante porque a água não fica muito tempo em contato com a pele”, diz Marcelo Steiner.

Evite cremes com ácido retinóico

Cremes que levam ácido retinóico em sua composição não devem ser utilizados, pois podem causar má formação no feto.  Saiba quais cremes utilizar na gravidez nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Pratique exercícios regularmente

Praticar exercícios leves e moderados na gravidez é muito importante. Eles melhoram a postura e assim diminuem as dores nas costas, muito comuns nessa fase. As atividades físicas ainda preparam melhor a mulher para o momento do parto. Confira quais são os melhores exercícios para praticar na gestação, aqui.

Evite exercícios extenuantes

Apesar da prática de exercícios leves ou moderados ser orientada para as gestantes, as atividades que exigem grande esforço físico devem ser evitadas. “A mulher não pode chegar no limite porque neste caso a energia vai para órgãos que não a placenta. Com menos sangue na placenta, o bebê pode ter problemas de crescimento”, afirma Marcelo Steiner.

É comum os médicos pedirem para que as mulheres evitem os exercícios até o primeiro ultrassom e depois liberarem. “Isto porque ainda não sabemos exatamente como estão as condições de saúde do bebê, pode ser que a mulher precise de repouso e outros cuidados”, observa Marcelo Steiner.

Evite torções

Durante a gravidez os ligamentos ficam mais frouxos, isto ocorre para a pelve consiga se dilatar na hora do parto e permitir a passagem do bebê. Por isso, o risco de torções nos tornozelos e joelhos é maior. “Então, evite exercícios de impacto que podem levar a torções, como cama elástica, estepe e faça musculação com pesos leves”, conta Marcelo Steiner.

Também fique atenta à rua e na hora de escolher o seu calçado. Saiba como escolher o sapato certo na gravidez nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Evite alimentos crus

Evite alimentos crus de origem duvidosa. A orientação não vale só para o sushi, mas também para ovos com gema mole, saladas e outros. O risco aqui é da contaminação por bactérias ou protozoários.

Evite chás e canela

Alguns chás e a canela podem estimular a contração uterina e assim aumentar o risco de aborto, por isso devem ser evitados.

Evite cafeína

O problema não é tomar uma ou outra xícara de café ou um copo de refrigerante do tipo cola, mas sim o excesso. Consumir quantidades altas de cafeína de acordo com algumas pesquisas pode aumentar o risco do bebê nascer com baixo peso, antes da hora e até as chances de aborto.

Outros cuidados na alimentação

Veja outros alimentos que devem ser evitados pela gestante nesta reportagem. Confira alimentos que as grávidas precisam ingerir nesta outra matéria.

Atenção às infecções

Na gravidez infecções podem fazer com que a mulher entre em trabalho de parto prematuro. “Por isso, mantenha uma boa higiene bucal, tome cuidado ao fazer as unhas e se depilar e também fique atenta a qualquer sinal de infecção urinária”, alerta Marcelo Steiner.

Não consuma álcool e cigarro

É importante que a gestante não consuma bebidas alcóolicas na gravidez. Entenda os problemas de ingerir álcool na gestação aqui. Gestantes que fumam devem parar com o mau hábito. Entenda os diversos problemas que o fumo na gravidez pode causar nesta matéria.

Atenção aos remédios

Durante a gravidez não ingira remédios sem a orientação médica. O uso de medicamentos sem prescrição de um médico pode leva a má formações no feto.

Ingira vitaminas

Antes mesmo de engravidar é importante que a mulher já tome vitaminas. A quantidade de suplementos vitamínicos que precisam ser ingeridos aumenta quando ela está grávida. Veja quais vitaminas tomar nesta matéria e entenda a importância da vitamina D nesta outra reportagem.

Faça o pré-natal corretamente

O exame pré-natal feito corretamente evita o parto prematuro e uma série de outras complicações que possam ocorrer na gestação. Veja quais exames fazer ao longo da gestação nesta outra reportagem.

Cuidados especiais no verão

Veja quais os cuidados extras necessários para as gestantes no verão nesta outra reportagem.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários