Diarreia na gravidez: causas e tratamento

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A diarreia na gravidez pode ocorrer em algumas mulheres, entenda as causas e como tratar

A diarreia na gravidez pode ocorrer em algumas mulheres. “A diarreia antes do trabalho de parto pode estar relacionada ao aspecto emocional, algumas pessoas quando submetidas a estresse reagem com alguma sintomatologia, tais como dor de cabeça, azia, dor de estômago, e mesmo a diarreia. Com o parto se aproximando, o estresse aumenta e o sintoma intestinal pode aparecer”, explica o ginecologista obstetra Jurandir Piassi Passos, especialista em medicina fetal do Lavosier Medicina Diagnóstica.

Outra questão que pode causar a diarreia na gravidez é o uso de medicações. “É o caso de antibióticos e polivitamínicos, este último é muito utilizado na gestação, mas para algumas gestantes, o ferro que ele contém pode levar a um quadro diarreico”, observa Passos.

Cadastre-se

A diarreia na gravidez ainda pode ocorrer devido à alguma infecção, tanto bacteriana quanto viral. “O tratamento médico deve ser procurado, pois normalmente são casos mais graves do que os anteriormente relatados, necessitando muitas vezes do uso de medicações para o seu controle”, diz Passos.

Problemas da diarreia

A diarreia não tratada pode levar à desidratação da gestante e também favorecer outras complicações. “A diarreia, levando a um excesso de evacuações, pode predispor também a quadros de infecção urinária e a gestante deve estar atenta para as características de sua urina, já que na gravidez a infecção urinária muitas vezes é assintomática, mas pode levar à antecipação do parto”, alerta Passos.

Tratamento

Caso a diarreia seja um quadro leve, a gestante deve evitar alimentos que soltem o intestino, como algumas frutas e verduras, dar preferências aos alimentos mais secos, como bolachas, massas, suco de limão e procurar se hidratar bastante. “Se a diarreia persistir mais do que dois dias ou tiver um número muito grande de evacuações ao longo de um dia, muitas vezes é necessário o atendimento ambulatorial e o uso de medicações específicas para o seu controle”, conta Passos.

Um problema mais comum na gestação é a prisão de ventre, saiba mais sobre o assunto nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários