Bebê babando: sinais do que é normal e o que é demais

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução WebMd

Saiba o quanto é esperado que o bebê babe em cada fase e quando é considerado excessivo

Bebês babam, isto faz parte do desenvolvimento. A saliva possui uma série de funções. Ela ajuda a fazer o alimento ficar mais grudadinho, o que é importante para que o bebê consiga engolir sem engasgar. A saliva também ajuda a manter o interior da boca limpo.

Porém, em alguns casos o bebê pode babar de forma excessiva e isto pode indicar algum problema. Por isso, saiba o quanto é esperado que o bebê babe em cada fase de seu desenvolvimento:

Cadastre-se

1 a 3 meses: Entre um e três meses de vida, o bebê não baba muito. Quando ele está mais deitadinho, babar é algo raro. Já quando o pequeno está mais em pezinho, sentado ou mais em pé no colo, ele pode babar um pouco. Caso seu bebê babe bastante quando está mais deitadinho ou em pé, converse com o pediatra.

Lembrando que quando é colocado para arrotar, é natural que o bebê cuspa um pouquinho de leite e claro que a saliva sempre acompanha isso.

6 meses: Por volta dos seis meses de vida, o babar vai ser mais controlado quando o bebê estiver mais deitadinho ou sentado. O pequeno tende a babar mais quando está emitindo sons ou usando suas mãos para brincar, apontar ou atingir objetos. O bebê também pode babar mais quando estiver com os dentinhos nascendo ou como resposta a um determinado alimento que consumiu. Caso seu bebê babe muito quando está mais deitadinho, sendo que não acabou de comer ou não está com um dentinho nascendo, é válido falar com o pediatra sobre o assunto.

9 meses: Por volta dos nove meses de vida, o bebê raramente baba quando está realizando atividades como engatinhar ou rolar. Você ainda pode notar que ele baba um pouco por causa dos dentinhos que estão nascendo ou quando se alimenta. Caso seu bebê babe muito ao realizar atividades como engatinhar ou rolar é importante falar com o pediatra.

15 meses: Por volta dos 15 meses de vida, o bebê raramente baba durante atividades motoras como andar ou correr. Porém, quando está realizando atividades motoras mais finas, como montar blocos ou manipular objetos, o pequeno pode babar um pouco. Além disso, o bebê ainda pode babar quando estiver com dentes nascendo e durante a alimentação. Caso seu bebê ainda babe bastante durante atividades motoras como andar ou correr é válido falar com o pediatra.

18 meses: Nesta idade seu bebê não deve mais babar quando realiza atividades mais finais, como montar blocos. Porém, ele ainda pode babar enquanto se alimenta, se veste, faz outras brincadeiras ou está com os dentes nascendo. Caso seu bebê ainda babe bastante em situações além das mencionadas, é válido falar com o pediatra.

24 meses: nesta fase o bebê quase não baba mais. Se seu bebê ainda babar muito, converse com o pediatra.

Saiba mais sobre bebê cuspindo ou babando aqui.

Fonte consultada:

Pre-Feeding Skills, Morris & Klein, 2ª edição

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários