Estudo descobriu por que os bebês nascem tão indefesos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Especialistas também descobriam por que a gestação dura 9 meses

Os bebês humanos nascem completamente dependentes de suas mães e de seus pais. Apesar dos bebês de outras espécies também serem dependente de seus pais, os pequenos de nós humanos são ainda mais porque nascem com o cérebro proporcionalmente menos desenvolvido do que das demais espécies.

Isto quer dizer que o cérebro dos bebês humanos ainda terá que se desenvolver muito para chegar ao tamanho do cérebro dos adultos humanos, enquanto o cérebro de um bebê chipanzé já não terá que se desenvolver tanto para chegar ao tamanho do cérebro de um chipanzé adulto. Para se ter uma ideia, para o bebê humano nascer com o nível de desenvolvimento de um bebê chipanzé a gestação das mulheres teria que durar entre 18 e 21 meses!

Cadastre-se

Agora, pesquisadoras da Universidade de Rhode Island descobriram que a gestação dura nove meses para preservar o bem-estar da mãe e do bebê. “A gravidez tem um peso metabólico alto para a mãe, já que há um alto consumo de calorias. Após os nove meses, as necessidades calóricas do bebê e da mãe juntas vão além do que a mãe é capaz de proporcionar, por isso o parto ocorre”, explica  Holly M. Dunsworth, autora da pesquisa.

Porém,  os autores do estudo também levantaram a hipótese de que nascer completamente dependente dos pais não é algo ruim para os bebês, muito pelo contrário, pode ser muito bom.  Segundo os pesquisadores, nascer aos 9 meses pode ser crucial para o bom desenvolvimento cognitivo e neuromotor dos bebês. Isto porque os especialistas acreditam que ao nascer mais cedo do que os demais primatas os bebês passam a ter interações culturais antes e isto seria importante já que nós somos seres culturais.

Fonte consultada:

Revista Scientific American

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários