Mancha mongólica: a mancha no bumbum do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

A seguir, esclareça suas dúvidas sobre a mancha mongólica, uma mancha que aparece no bumbum do recém-nascido

A mancha mongólica é um tipo de marca de nascença que pode ter as cores azul, azul acinzentado, arroxeado ou esverdeado. Essa mancha pode aparecer no nascimento ou nas primeiras semanas de vida do recém-nascido e fica localizada geralmente no bumbum do bebê.

Causas da mancha mongólica

Cadastre-se

A mancha mongólica está muito ligada a descendência da criança. Ela é comum em bebês que têm como antepassados asiáticos, indígenas, hispânicos e/ou africanos.  Como no Brasil boa parte da população possui ao menos uma dessas origens, as manchas mongólicas são muito comuns entre os bebês brasileiros, de modo que elas afetam entre 40 a 80% dos bebês brasileiros, variando de acordo com a região em que o pequeno nasceu.

A mancha mongólica é grave?

As manchas mongólicas não são cancerígenas e na maioria das vezes não são sinal de nenhum problema de saúde. Caso o bebê apresente muitas manchas ou a mancha cubra uma parte muito grande do corpo do pequeno isto pode ser sinal de algum problema de saúde e neste caso é importante entrar em contato com o médico.

Como é a mancha mongólica

A mancha mongólica geralmente é azul, azul acinzentada, arroxeada ou esverdeada. Esta mancha pode ficar localizada no bumbum, lombar, ombros, costas ou outras partes do corpo do bebê. A textura da mancha mongólica é igual ao restante da pele do bebê e ela costuma ter entre 2 e 8 centímetros de largura. A mancha mongólica pode ser semelhante ao roxo que ficamos quando sofremos algum tipo de lesão, por isso é comum que os pais achem que o pequeno sofreu algum tipo de machucado durante o parto ou no hospital ao se depararem com a mancha.

Diagnósticoda mancha mongólica

O médico irá diagnosticar a mancha mongólica com base em um exame físico observando a pele do bebê, demais testes não são necessários. Caso o médico suspeite de algum problema mais grave, outros exames podem ser pedidos.

Tratamento da mancha mongólica

Nenhum tratamento é necessário ou recomendado quando a mancha mongólica é realmente apenas uma marca de nascença. Caso seja algo mais grave, outros tratamentos podem ser necessários, como o uso de laser. A mancha mongólica desaparece naturalmente com o passar dos anos e quando a pessoa atingir a adolescência, a mancha provavelmente já terá sumido.

Fonte consultada: Biblioteca de Saúde do Governo dos Estados Unidos

Veja mais

1 responder

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Comentários