Tremores no bebê: entenda por que ocorrem e o que fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais os tremores no bebê considerados normais e aqueles que indicam problemas

O bebê pode tremer por uma série de motivos. “Pode ocorrer por causa do frio ou mudança brusca de temperatura, durante um momento de febre ou em alguns casos por questões neurológicas”, observa a pediatra Flavia Oliveira da Clínica MedPrimus.

Além disso, nos primeiros meses de vida o bebê tem alguns reflexos neurológicos normais que podem surgir como tremores. “Durante o choro é muito comum ocorrer agitação de membros e até tremores”, conta Flavia Oliveira.

Cadastre-se

É importante observar os tremores para entender quais são suas possíveis causas. “Os tremores por frio ocorrem em um determinado contexto, no qual os pais deverão analisar se o frio é a causa ou não. Normalmente os tremores são de lábios e queixo. Sendo somente em casos extremos de maneira generalizada”, diz Flávia Oliveira.

Caso os pais achem que os tremores têm como causa o frio, é importante tomar algumas medidas. “Tentar aquecer e observar é o ideal. Se o bebê estiver com algum tremor, mesmo bem aquecido e sem chorar, os pais devem procurar atendimento médico. Nos casos de convulsões normalmente o bebê não está chorando e são comuns movimentos repetitivos associados, como piscar os olhos e sugar constantemente. Caso você note um movimento em membros, que ao ser contido ele não cessa, deve-se também procurar atendimento médico”, observa Flávia Oliveira.

Alguns reflexos como o de Moro, causam movimentos em membros superiores, mas não devem causar preocupação e costumam desaparecer por volta do terceiro mês de vida.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários