91% dos pais cometem erros sérios ao colocar o bebê para dormir, diz estudo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Ainda segundo a pesquisa, estas atitudes aumentam o risco de morte súbita do bebê durante o sono

Uma pesquisa feita com 160 bebês e publicada na revista científica Pediatrics descobriu que a maioria esmagadora dos pais cometem erros sérios ao colocar o bebê para dormir. Estes erros aumentam o risco de morte súbita durante o sono.

O estudo analisou os bebês com um mês, três meses e seis meses de vida. Com um mês, os pesquisadores notaram que: 21% dos bebês eram colocados para dormir em superfícies não recomendadas, como em um colchão muito mole ou na cadeirinha para auto, 14% não eram colocados para dormir de barriga para cima e 91% tinham objetos no berço que não são orientados para um sono seguro como travesseiros, bichinhos de pelúcia, protetores de berço, entre outros.

Cadastre-se

Já aos três meses de vida, 10% dos bebês eram colocados para dormir em superfícies não recomendadas, 18% não eram colocados para dormir com a barriga para cima e 87% dos bebês tinham itens perigosos na superfície do berço, como almofadas e bichinhos de pelúcia.

Aos seis meses de vida, 12% dos bebês eram colocados para dormir em superfícies não recomendadas, 33% não eram colocados para dormir com a barriga para cima e 93% tinham itens perigosos na superfície do berço como travesseiros, bichinhos de pelúcia e protetores de berço.

O sono seguro

Um ambiente de sono seguro é essencial para prevenir a morte súbita do bebê e garantir que o pequeno durma bem. Para um sono seguro o bebê deve dormir no berço, com um colchão firme e sem nenhum objeto no berço que possa causar sufocação, como travesseiro, protetor de berço e bichinhos de pelúcia. O bebê também deve sempre dormir com a barriga para cima. Veja outros cuidados importantes ao colocar o bebê para dormir aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários