A melhor posição para o bebê dormir

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Conheça a seguir qual é a melhor posição para o bebê dormir e entenda seus benefícios

A orientação é que o bebê seja colocado para dormir de barriga para cima. “Esta posição reduz em 70% a ocorrência da chamada Síndrome da Morte Súbita. Entretanto, não há um consenso sobre essa questão entre os pediatras”, conta o pediatra Adauto Dutra, membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ao colocar o pequeno deitado de lado ou com a barriga para baixo o risco da morte súbita pode aumentar. “Nessas posições o bebê respira o mesmo ar que expira, ou seja, ele inspira um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, causando um quadro chamado de asfixia, o que ocasiona o óbito”, explica Dutra.

Cadastre-se

Se o bebê precisar ser colocado na posição lateral, como em casos de refluxo gastroesofágico, é preciso que o berço esteja inclinado entre 20 e 30 graus na parte do tronco e a posição lateral. Por volta dos seis meses de vida os bebê já se mexem bastante e podem acabar mudando de posição. Mas nesta fase o risco de morte súbita já diminuiu bastante, então não é necessário desvirá-lo. Mas continue colocando o bebê no berço com a barriga para cima. Confira outras maneiras de prevenir a morte súbita no bebê aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários