As fases do sono do recém-nascido

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Conheça como é cada estágio do sono do seu recém-nascido

O sono do recém-nascido é dividido em cinco fases. A seguir, conheça cada uma delas:

Estágio 1: o bebê começa a ficar sonolento até que pega no sono.

Cadastre-se

Estágio 2: esta fase é chamada REM, em que ocorre o movimento rápido dos olhos. Nesta fase, o bebê pode contorcer-se ou empurrar seus braços ou pernas, e seus olhos se movem sob as pálpebras fechadas.

A respiração é muitas vezes irregular e pode parar por 5 a 10 segundos, uma condição chamada respiração periódica normal da infância , em seguida, começar de novo com uma explosão de respiração rápida , à taxa de 50 a 60 respirações por minuto, durante 10 a 15 segundos , seguido por respirações regulares até que o ciclo se repete. A cor da pele do bebê não muda com as pausas na respiração e não há motivo para preocupação. Os bebês geralmente superam respiração periódica por volta da metade do primeiro ano.

Estágio 3: nesta fase o sono do bebê é leve e a respiração torna-se mais regular. O bebê fica menos ativo durante esta fase.

Estágio 4 e 5: Nesta fase ocorre o sono não-REM profundo ( também conhecido como sono tranquilo ). O bebê para de se contrair e realizar outros movimentos e cada vez mais entra em um sono profundo. Esta é a fase mais dificil de acordar o bebê.

Saiba mais sobre o sono do recém-nascido aqui. 

Fonte consultada:
Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários