Dicas para fazer o bebê dormir bem

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Algumas atitudes simples podem fazer o bebê dormir muito bem

Você tem passado noites em claro devido à falta de sono do seu filho? Para fazer com que seu bebê durma como um anjinho, selecionamos ótimas dicas da pediatra Lucila Bizari F. do Prado, presidente do departamento de sono da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Confira:

Transmita segurança ao seu filho

Cadastre-se

É essencial que os pais sintam-se seguros ao colocar seus filho no berço para dormir. Assim, eles irão transmitir essa segurança para o bebê. Mesmo com essa medida, a criança pode se sentir insegura na hora de dormir. Afinal, o bebê estava um tempão com os pais por perto e de repente as luzes se apagam e ele está sozinho. “É claro que nesta situação a criança vai querer a mãe por perto, mas muitas vezes é só se manifestar, dizer que está aqui, às vezes do seu próprio quarto mesmo, que o pequeno se acalma”, orienta a pediatra Lucilia do Prado.

Coloque a criança acordada na cama

Outra dica para evitar que o bebê se sinta inseguro é sempre colocá-lo acordado no berço. “Imagina se você dorme na sala e acorda na sua cama sozinha! A criança precisa saber que vai dormir e acordar no mesmo lugar, isso dá segurança a ela”, diz Lucilia do Prado. É claro que para ser colocada no berço a criança precisa dar sinais de que está prestes a dormir, de nada adianta deixá-la lá completamente desperta.

Crie um bom ambiente para ele dormir

Faça com que o quarto da criança seja um ambiente gostoso para dormir. Com brinquedos que ela gosta, uma cor agradável, entre outros aspectos, o bebê irá se sentir estimulado para dormir no quartinho dele.

Perceba a hora de sono do seu filho

É importante que os pais consigam notar a hora do sono da criança. “Muitos deles não observam isso e levam os pequenos no shopping ou no supermercado meia noite. Quando o horário do sono passa o bebê fica hiperexcitado e não dorme”, observa Lucilia do Prado.

Cuidado como a mamadeira noturna

O excesso da mamadeira ou alimentação noturna pode prejudicar o sono da criança. “Além de estragar os dentes, a mamadeira noturna sobrecarrega o estômago impedindo uma boa noite de sono. A partir do momento em que a criança se alimentar bem, em torno dos dois anos de idade, e se a curva do crescimento estiver normal essa mamadeira pode ser deixada”, diz Lucilia do Prado.

A orientação é esperar de uma a duas horas após a criança ser alimentada para que ela possa ser colocada para dormir.

Respeite a individualidade da criança

Assim como os adultos, há crianças que dormem mais e outra menos. Por isso, nada de querer que seu bebê durma 12 horas somente porque isso ocorreu com o irmão mais velho ou o filho do amigo. “Os pais que precisam de poucas horas de sono podem transmitir isso para seus filhos”, conta Lucilia do Prado.

Curta seu filho

Pais que trabalham precisam evitar chegar em casa e já querer colocar a criança para dormir. “Eles não dão liberdade para o pequeno, que está agitado com o retorno dos pais, brincar e assim ele realmente não conseguirá pegar no sono”, constata Lucilia Prado.

Crie um ritual de sono

É essencial que os pais criem um bom ritual de sono para seus bebês. Saiba como fazer isso nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com

Evite a troca do dia pela noite

Algumas crianças desenvolveram hábitos ruins de sono e passaram a dormir durante o dia e a ficarem acordadas à noite. Saiba como mudar isso nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários