O que os bebês sonham? Descubra:

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

A seguir, especialista explica com o que os bebês sonham

O que os bebês sonham? Esta é uma dúvida que provavelmente já passou pela cabeça de quase todos os pais em algum momento. Bom, os cientistas também tinham esta dúvida e já conseguiram descobrir muito sobre o assunto!

De acordo com o psicólogo David Foulkes, um dos maiores pesquisadores na área de sonhos infantis, durante o primeiro ano de vida os bebês provavelmente não sonham! E o motivo para isso é muito interessante!

Cadastre-se

Os bebês passam metade do tempo que dormem na fase do sono conhecida como REM (movimentos rápidos dos olhos, em inglês). E isto é muito tempo! Para se ter uma ideia apenas um quarto do sono dos adultos é na fase REM. A fase REM é aquela em que os adultos sonham. Porém, os pesquisadores acreditam que seria muito difícil os bebês passarem tanto tempo sonhando simplesmente porque seu cérebro ainda está em desenvolvimento e eles tem pouquíssimas experiências de vida para poder ter tantos sonhos assim.

Por isso, Foulkes acredita que os bebês usam a fase REM para outra coisa muito importante: aprender! Assim, durante o sono o cérebro do bebê faria melhores conexões e o pequeno consolidaria aprendizados importantes como a linguagem.

Após o primeiro ano de vida, os especialistas acreditam que os bebês começam a sonhar. Porém, tratam-se de sonhos diferentes dos adultos. Como esses pequenos ainda não tem a capacidade de imaginar coisas e criar histórias, seus sonhos são mais simples. Os sonhos dos bebês e crianças pequenas são mais compostos por personagens estáticos, sem muito movimento ou história por trás, poucas emoções e quase nenhuma recordação do que se sonhou.

É apenas por volta dos 7 anos de idade que as crianças começam a ter sonhos semelhantes aos dos adultos, com uma história mais estruturada e algo mais realista.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários