O sono do recém-nascido: tudo que precisa saber

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Esclareça suas dúvidas sobre o sono do recém-nascido, quantas horas o pequeno dorme e muito mais

O sono do recém-nascido é muito diferente dos adultos e até mesmo de bebês maiores. “A principal diferença é o tempo de sono. Quanto menor o bebê, mais curto o período de sono”, explica o pediatra e neonatologista Jorge Huberman.

O recém-nascido costuma dormir de 16 a 20 horas por dia. “No início ele acorda a cada 3 ou 4 horas e com o tempo vai aumentado gradativamente até 6 horas sem interrupções”, observa Jorge Huberman.

Cadastre-se

Os recém-nascidos ainda não sabem a diferença entre dia e noite, logo, não compreendem que é preciso dormir mais durante a noite e menos durante o dia. Porém, você pode ajudá-lo a entender isso. “Deixe o ambiente claro durante o dia e escuro a noite, respeite os barulhos, mais intensos de dia e menos a noite e a estimulação oral, visual deve ser diminuída a partir da tarde para o relaxamento do bebê. Dar banho a noite também ajuda a relaxar e a dormir”, conta Jorge Huberman. Saiba mais sobre os bebês que trocam o dia pela noite aqui.

Contudo, saiba que é muito importante que o recém-nascido durma durante o dia. Entenda os benefícios das sonecas aqui. “Se a mãe amamenta ao seio, ela também deve descansar durante o dia, pois assim a produção de leite do peito se mantém equilibrada”, destaca Jorge Huberman.

Além disso, outras atitudes são essenciais para que o recém-nascido tenha uma boa noite de sono. É importante respeitar os horários do bebê, tentar impor uma rotina simplesmente não funciona. “Mantenha o pequeno aquecido e limpo e procure realizar massagens. Veja outras atitudes que vão ajudar o bebê a dormir como um anjinho aqui.

O bebê precisa dormir de barriga para cima até os seis meses de vida. Este cuidado irá reduzir bruscamente o risco de morte súbita do bebê. Confira outros cuidados essências ao colocar o bebê no berço aqui. Outra atitude normal entre os recém-nascidos é dormir enquanto mama.

Saiba que alguns recém-nascidos podem dormir de olhos abertos. Caso isto ocorra com seu bebê, não se desespere, é algo normal. Costuma ocorrer até um ano e meio de vida. Se isto incomodar, a mãe pode fechar os olhos do pequeno delicadamente. A respiração do recém-nascido durante o sono é muito tranquila, por isso, às vezes a mãe pode ficar com medo de ele não estar respirando. Veja como checar a respirações do pequeno aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários