Pesquisa confirma: é o carinho dos pais que faz bebê dormir bem, NÃO deixá-lo chorar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Os bebês que receberam mais carinho e atenção dos pais dormiram melhor e por mais tempo

Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics confirmou o que muitos pais já sentiam: dar atenção ao bebê e atender prontamente as suas necessidades é o que realmente o ajuda a dormir melhor. Ou seja, deixar o bebê chorar por algum tempo, como certos métodos propõem, definitivamente não é a solução para que o bebê durma bem

A pesquisa contou com a participação de 279 mães e seus bebês. Eles foram acompanhados desde o nascimento até um ano de vida e separados em dois grupos. Um recebeu orientações constantes de enfermeiras para que colocassem seus bebês para dormir usando estratégias como observar seu bebê para saber interpretar o significado de seus movimentos e sons e agir rapidamente para atender as necessidades físicas e/ ou emocionais do bebê, ou seja, responder o choro ou qualquer outro sinal do pequeno prontamente. O outro grupo não recebeu este tipo de orientação.

Cadastre-se

Ao final do estudo, os pesquisadores observaram que bebês que receberam a maior atenção e carinho dos pais na hora de dormir passaram a ter uma rotina para pegar no sono mais rápida. Eles também tiveram maiores chances de pegar no sono sem precisarem ser ninados. E dormiram por mais tempo, com oito semanas os bebês que receberam maior atenção dormiram em média 35 minutos a mais por dia, com 16 semanas de vida esses pequenos dormiam em média 25 minutos a mais e com 40 semanas de vida esses bebês dormiam 22 minutos a mais.

A pesquisa ainda descobriu outro benefício incrível de oferecer maior atenção e carinho na hora do sono. Esta atitude dos pais diminui o risco de o bebê desenvolver ter obesidade no futuro.

Veja boas dicas de como fazer seu bebê dormir aqui. E entenda os riscos de deixar o bebê chorando aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários