Rotina de sono do bebê: passo a passo para criar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja como realizar o ritual e a higiene do sono do seu bebê e faça ele dormir como um anjo

Criar uma rotina de sono é muito importante para o seu bebê, contribuindo para que tanto o bebê quanto os pais durmam melhor. Primeiro, é importante saber o momento ideal para começar a rotina de sono. “Quando o bebê nasce, nos primeiros seis meses de vida o sono ainda é muito picado e o pequeno acorda a cada 2 ou 3 horas. Além disso, o bebê também não sabe bem a diferença entre claro e escuro e leva cerca de três meses para ele começar a entender isso. Por tudo isso, deve-se começar a aplicar o ritual de sono a partir dos seis meses do bebê”, orienta o pediatra Gustavo Moreira, membro da Associação Brasileira do Sono.

Para criar uma rotina de sono é importante ficar atenta a dois pontos: o ritual e a higiene do sono. O ritual são todas as atividades que você fará no processo para que seu bebê durma, enquanto a higiene do sono é o que você pode fazer para que o sono seja mais agradável.

Cadastre-se

Saiba que a orientação é que os bebês durmam entre 19:00 e 21:00, preferencialmente até às 20:00. “É o horário que os bebês ficam mais sonolentos, se passar desse horário a criança volta a ficar mais agitada e temos a chamada zona proibida do sono, quando a criança fica acordada por bastante tempo e de repente fica alerta”, conta Gustavo Moreira.

Então, assim que for escurecendo é orientado iniciar a higiene do sono. “Para isso procure realizar atividades calmas e relaxantes, por isso, evite aparelhos tecnológicos, desligue computador, tablets, celular e diminua a luz da casa”, explica Gustavo Moreira.

Conforme o horário de dormir se aproxima é preciso iniciar o ritual do sono. “Este ritual inclui se deslocar do ambiente principal da casa, que geralmente é a sala, até o local onde o bebê irá dormir. Então, quando a criança já jantou e mamou, ela deve ir para o banheiro e lá tomar um banho e fazer a higiene bucal. E do banheiro o bebê deve ir para o quarto, que já deve estar mais escuro”, afirma Gustavo Moreira.

Uma vez no quarto, você pode colocar seu bebê no bercinho quando ele já estiver sonolento, porém ainda acordado. E depois pode cantar uma canção ou ler uma historinha para que ele durma.

Acordar no meio da noite

Uma vez que o bebê consegue dormir sozinho, claro que com todo o carinho dos pais ao redor, fica mais fácil para ele voltar a dormir quando acordar no meio da noite. “O sono possui vários estágios e ao fim de alguns estágios é normal acordar, mas quando a criança já está acostumada a pegar no sono por conta própria, ela acorda ao fim desse estágio e logo volta a dormir”, diz Gustavo Moreira. É importante deixar claro que se o bebê acordar e chorar pelos pais, deve ser atendido prontamente. Saiba mais sobre o assunto aqui.

As mamadas noturnas também fazem parte dos primeiros meses de vida do bebê. É importante tentar estabelecer um horário para realizar estas mamadas.

Erros ao estabelecer a rotina de sono

Um dos erros mais comuns ao estabelecer a rotina de sono do bebê é não ter regularidade. “O horário da criança é de segunda a domingo, fim de semana não é diferente”, explica Gustavo Moreira. Outro erro é o adulto achar que a criança tem que se adaptar ao horário do adulto. “É o adulto que tem que se adaptar ao da criança e não o contrário”, constata Gustavo Moreira.

Por fim, um outro erro comum é um dos pais chegar mais tarde em casa, no meio do ritual do sono e querer realizar atividades agitadas com o pequeno.

Veja mais dicas de como fazer seu bebê dormir aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários