Cuidados que as gestantes precisam ter no trabalho

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais situações no trabalho são perigosas e aquelas que não apresentam riscos

Dependendo do ambiente de trabalho da gestante, podem ocorrer riscos para ela e o feto. Saiba que é responsabilidade do seu empregador fornecer um ambiente de trabalho seguro para a gestante. Estar ciente dos seus direitos te ajuda a se proteger e a proteger o bebê. Conheça seus direitos aqui.

A seguir, veja quais situações no trabalho apresentam riscos e aquelas que não são graves:

Cadastre-se

Trabalho em escritório

Caso você passe muito tempo em frente ao seu computador, saiba que isto não apresenta qualquer problema para a mãe ou o bebê. Se seu trabalho envolver ficar muito tempo sentada, procure utilizar uma cadeira ajustável e com um bom apoio lombar, isto fará com que as longas horas de trabalho sejam suportadas de forma mais fácil. Se sua cadeira não é ajustável, use um pequeno travesseiro ou almofada nas suas costas para fornecer um suporte extra. Evite cruzar as pernas quando estiver sentada.

Trabalho muito tempo em pé

Gestantes que passam muito tempo em pé no trabalho podem ficar exaustas. Por isso, procure saber se é possível que transfiram para uma atividade menos cansativa. Quando for ficar em pé por um longo período, procure utilizar sapatos confortáveis. Outra boa ideia é colocar um dos pés em uma caixa ou algum outro espaço para apoio dos pés e troque o pé que fica neste apoio de tempos em tempos.

Trabalho em hospitais

Mulheres que trabalham com equipamentos hospitalares como aparelhos de raio X e ultrassom devem tomar cuidados especiais, é importante informar seus superiores sobre a gravidez e se necessário o regulamento do hospital garante que a mulher passe por trocas de tarefas.

Produtos químicos

Mulheres que trabalham como cabelereiras e manicures ou em laboratórios e atividades artesanais podem ser expostas a substâncias químicas tóxicas.  A inalação de solventes de limpeza pode favorecer o aborto espontâneo. É dever do empregador garantir a ventilação e a proteção contra riscos. Se estiver insatisfeita com as condições de seu ambiente de trabalho, converse com seu chefe ou gerente.

Uso de celular

Caso você utilize o celular com frequência, saiba que a radiação emitida por celulares é não ionizante. Não é a mesma radiação dos raios-x que em altas doses pode ser prejudicial, não há qualquer evidência científica de que o uso de celular prejudique a saúde da mãe ou feto.

Outros riscos no trabalho

É importante evitar trabalhos pesados durante a gestação e também sons excessivos, vibrações fortes, como a de grandes máquinas, e temperaturas extremas.

Fontes consultadas:

Clínica Mayo

Livro A gravidez dia a dia – Dra. Maggie Blott, médica especialista em Obstetrícia da University College Hospital de Lomdres.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários