Licença-maternidade: como preparar a volta ao trabalho

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba o que é preciso fazer para voltar da licença-maternidade com tranquilidade

A volta ao trabalho é cercada de dúvidas. Porém, algumas atitudes enquanto a mãe ainda está na licença-maternidade podem fazer com que o retorno seja mais fácil. “É importante ter bem planejado com quem o filho irá ficar, caso seja com uma babá apresente ela ao bebê um tempo antes da volta.  O mesmo vale para a creche ou escolinha, faça a transição durante a licença”, conta a coach Marília Fiuza, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Procure deixar seu filho em uma creche ou escolinha próxima do local de trabalho para que você esteja por perto caso seja necessário.

Com relação ao tempo para a amamentação, que por lei a mãe tem direito a dois períodos de 30 minutos por dia até os seis meses do pequeno, é possível fazer um acordo com o seu chefe sobre qual é a melhor maneira de fazer essas pausas.

Cadastre-se

É frequente sentir medo do retorno ao trabalho e questionar se durante a sua ausência os colegas podem ter percebido que você não era uma profissional tão imprescindível quanto imaginavam. “Essa pergunta vai passar pela cabeça de todo mundo. O que muda é a serenidade com que lidamos com esse risco. Quando vier esse pensamento ruim é importante ter um contra argumento. Crie uma frase positiva do tipo ‘vão ficar felizes com o meu retorno’ ou pense no pior cenário possível e veja que ele não será tão ruim assim, por exemplo: ‘se eu for demitida, encontro outro emprego’”, diz Fiuza.

Veja mais

licenca-maternidade1
recuperaca-parto1
mãe-significa-bebe
Licença-paternidade os direitos dos pais

Deixe uma resposta

Comentários