3 coisas impressionantes que ocorrem no seu corpo quando você está amamentando
3 coisas impressionantes que ocorrem no seu corpo quando você está amamentando
Foto: Reprodução Youtube
O corpo da mãe passa por algumas mudanças incríveis durante a amamentação, veja quais são a seguir
O corpo da mãe passa por algumas transformações incríveis quando ela está amamentando. Veja quais são essas mudanças a seguir e tire suas dúvidas:
MUITAS calorias estão sendo queimadas
Amamentar queima MUITAS calorias. Estima-se que uma mulher queima entre 200 e 500 calorias por dia com a amamentação. Para gastar todas essas calorias, uma pessoa que não amamenta precisaria andar de bicicleta na subida por uma hora por dia ou nadar por cerca de uma hora.
Uma pesquisa da Universidade de Cambridge na Inglaterra também descobriu que as mães que amamentam por seis meses ou mais emagrecem em média 1.38 kg a mais do que as mães que não amamentam! A pesquisa contou com a participação de 14 mil mães.
Hormônios a mil
Quando a mãe está amamentando seu corpo produz um hormônio chamado prolactina, ele contribui para a produção de leite materno. Porém, também possui outros efeitos no corpo da mãe. “A prolactina, também inibe a menstruação da lactante”, explica o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Por isso as mães podem ficar até um ano sem menstruar! Sua fertilidade também pode diminuir nesta fase, mas isto NÃO significa que você não irá engravidar: é possível SIM engravidar enquanto amamenta!
Além disso, o hormônio prolactina reduz a libido (desejo sexual) e a lubrificação vaginal. “O desejo da mulher começa a surgir quando o bebê está entre 4 e 6 meses de idade, fase que a dependência do bebê com a mãe começa a diminuir”, diz o ginecologista obstetra Fúlvio Basso Filho, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.
Seu útero está contraindo
Durante a amamentação é liberado no organismo da mãe um hormônio chamado ocitocina, este hormônio não só contribui para a melhor produção de leite materno, como também faz com que o útero se contraia. Isto é muito importante para que o útero retorne mais rapidamente ao tamanho que tinha antes da gravidez e também irá reduzir o risco da mãe ter uma hemorragia nos dias após o parto.
Fontes consultadas:
Serviço Nacional de Saúde do Governo do Reino Unido
Instituto Nacional de Saúde do Governo dos Estados Unidos
La Leche League International