Fórmula famosa é tirada de 83 países após contaminar 35 bebês

Por: Bruna Romanini



Foto: Getty Images

35 bebês franceses foram contaminados com salmonela após consumirem a fórmula

Um triste caso que ocorreu na França se tornou um escândalo mundial e fez com que fórmulas infantis da famosa empresa Lactalis fossem retiradas de 83 países! A empresa Lactalis anunciou o recolhimento de diversos lotes de fórmula infantil que foram potencialmente contaminados com salmonela em 83 países.

“Há 83 países afetados, que estão sob o mesmo procedimento de retirada de produtos. Temos um gabinete de crise tanto para o exterior como para a França”, informou o diretor-executivo Emmanuel Besnier em entrevista ao jornal francês Le Journal du Dimanche, sem detalhar de que países se trata.

Cadastre-se

De acordo com informações do canal GloboNews, o Brasil não foi afetado pelo problema. Desde dezembro de 2017 foi informado que ao menos 35 bebês menores de seis meses na França foram infectados por salmonela após ingerir a fórmula da Lactalis. Apesar da contaminação, os bebês foram tratados e hoje estão bem.

A bactéria da salmonela chega até o intestino das pessoas por meio de alimentos contaminados. Salmonelose tem como principais sintomas a diarreia, dor abdominal e febre. Ela também pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e dores musculares. Em bebês esta bactéria pode ter consequências mais graves do que nas demais pessoas.

Os 35 casos ocorreram na França, mas como a empresa distribui fórmulas em diversos países, há o risco de outros bebês terem sido afetados. Um bebê na Espanha e outro na Grécia estão em observação e aguardam diagnóstico após apresentarem problemas de saúde depois de terem consumido a fórmula.

Ao que tudo indica, o foco da contaminação por salmonela seria a fábrica Celia, mantida pelo conglomerado familiar em Craon, no oeste da França, atualmente sob investigação e fechada. O escândalo do leite em pó infantil contaminado levou o governo francês a intervir tanto na Lactalis como nas cadeias de distribuição, que seguiram fornecendo o produto apesar da interdição.

“Há denúncias contra nós, haverá uma investigação e nós colaboraremos com tudo o que a Justiça nos pedir, ainda que nunca haverá risco zero nesta questão, como acontece em outras”, disse Besnier. O diretor também afirmou que os familiares dos bebês que contraíram salmonela por causa da fórmula serão indenizados.

A Lactalis foi fundada em 1933 e se tornou uma grande empresa do setor lácteo quando incorporou a italiana Parmalat em 2011. Atualmente conta com 246 fábricas em 47 países, entre os quais Brasil, Espanha, México, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Veja mais

Comentários





Veja mais