Andressa Suita posta foto do filho com objeto polêmico entre pediatras
Andressa Suita mostrou Gabriel em um andador, a Sociedade Brasileira de Pediatra considera o objeto ‘perigoso e desnecessário’
A modelo Andressa Suita postou uma fofa foto de seu filho com o cantor Gusttavo Lima, o pequeno Gabriel. A imagem é encantadora! Porém, um detalhe na foto gerou certa polêmica. Isto porque o bebê estava em um andador. Além da foto, Gusttavo Lima também postou um vídeo de Gabriel no andador.
O andador é um objeto muito polêmico e, para se ter uma ideia, em 2007 sua comercialização foi PROIBIDA pelo governo do Canadá. A Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) também se opõe ao objeto e o considera “perigoso e desnecessário”.
Os riscos do andador já foram comprovados em diversas pesquisas. Por fazer com que os bebês se locomovam com maior velocidade, o risco dos pequenos se machucarem aumenta muito.
“Todos os especialistas em segurança infantil justamente insistem que um dos maiores fatores de risco para injúrias físicas é dar independência demais numa fase em que a criança ainda não tem a mínima noção de perigo. É consenso que a capacidade de autoproteção só é adquirida a partir dos cinco anos de idade. Colocar um bebê de menos de um ano num verdadeiro veículo que pode atingir a velocidade de até 1 m/s equivale a entregar a chave do carro a um guri de dez anos. Crianças até a idade escolar exigem total proteção”, afirmaram membros da SBP em texto publicado sobre o assunto, saiba mais aqui.
Além disso, ao falar sobre o andador os pediatras da SBP também citaram as pesquisas que mostram seus riscos. “De fato, ao longo de mais de trinta anos, as revistas médicas têm chamado a atenção para o grande risco do andador, que anualmente causa cerca de dez atendimentos nos serviços de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade. Isto corresponde a pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador. Um terço dessas lesões são graves, geralmente fraturas ou traumas cranianos, necessitando hospitalização. Algumas crianças sofrem queimaduras, intoxicações e afogamentos relacionados diretamente com o uso do andador, mas a grande maioria sofre quedas; dos casos mais graves, cerca de 80% são de quedas de escadas. Nos Estados Unidos, num período de 25 anos, foram registradas 34 mortes causadas por andadores, um número nada desprezível”, disseram os membro da SBP no texto.
Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, o andador NÃO ajuda o bebê a andar mais rápido, pelo contrário. As pesquisas mostraram que o objeto pode causar um leve atraso no desenvolvimento motor do bebê. Por todos estes motivos, a SBP é contrária ao uso deste objeto em bebês.
Confira as imagens postadas por Andressa Suita e Gusttavo Lima a seguir: