Bochechas dos bebês: por que são maiores do que as dos adultos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A fofa bochecha do seu bebê tem um papel crucial para o sucesso na amamentação, entenda

Você provavelmente já reparou que os bebês costumam possuir uma bochecha maior do que a dos adultos. Mas, essas fofas bochechinhas não são maiores apenas para que os adultos possam apertar (e morrer de vontade de morder)! Na verdade, os bebês possuem bochechas maiores por um motivo muito especial: ajudar na amamentação.

Ocorre que ao nascer, os músculos da bochecha do bebê ainda estão em desenvolvimento e desta forma eles só vão possuir controle da estabilidade lateral da boca por volta dos 4 a 6 meses de vida. Mas, logo quando o pequeno nasce ele precisa fazer algo muito importante que é sugar o leite materno. E ai, como é que faz?

Links Patrocinados

Bom, a mãe natureza criou uma ótima solução para este problema. Quando ainda estão na barriga, os bebês acumulam uma quantidade maior de gordura nas bochechas. Assim, os pequenos nascem com bochechas que contam com uma quantidade maior de gordura e tendem a ser maiores do que as bochechas dos adultos.

Esta gordura extra irá permitir que o bebê tenha estabilidade lateral na boca e ainda irá contribuir para o melhor posicionamento da língua na hora da amamentação. Por fim, esta gordura extra ainda contribui para que o bebê faça a pressão adequada na hora da amamentação e assim consiga sugar o leite materno!

Links Patrocinados

Saiba que um dos sinais de que a pega da amamentação está correta é a posição das bochechas. Se elas estão normais e fofinhas isto significa que a pega está certa. Agora, se as bochechas do bebê ficam enrugadas para dentro e ele faz barulhos ao sugar, isto indica que o pequeno está engolindo ar junto com o leite materno. Veja mais sobre pega correta aqui.

Fonte consultada:

Livro “Breastfeeding Management for the Clinician Using the Evidence – Marsha Walker, Diretora da Aliança Nacional de Amamentação dos Estados Unidos

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados