De acordo com o estudo, a idade dos pais pode até mesmo influenciar nas chances do bebê ter autismo
Uma pesquisa publicada na revista científica American Academy of Child and Adolescent Psychiatry descobriu que a idade do papai quando o bebê nasceu pode influenciar e muito a personalidade dele. E até mesmo dizer se ele tem maiores riscos de desenvolver autismo ou outros transtornos psiquiátricos.
Os pesquisadores analisaram o comportamento de 15 mil pessoas desde a infância até a adolescência. Os cientistas perceberam que aquelas pessoas cujos papais tinham 25 anos ou menos ou 51 anos ou mais quando eles nasceram possuíam algo em comum em sua personalidade.
Durante a infância, estas pessoas tendem a ser mais extrovertidas do que as outras crianças. Porém, na adolescência isto muda e os adolescentes de pais mais jovens ou bem mais velhos tendem a ser mais introvertidos e interagir menos com outras pessoas. “Nosso estudo sugere que as habilidades sociais das pessoas é influenciada pela idade do pai. O que é interessante é que esta mudança ocorreu tanto em pais mais jovens quanto em pais bem mais velhos”, afirma a Dra. Magdalena Janecka, autora do estudo.
Os pesquisadores também notaram que quando o papai tem 25 anos ou menos ou 51 anos ou mais quando o bebê nasceu, as chances do bebê ter autismo e esquizofrenia aumentam. “Em casos extremos, a idade do pai pode influenciar, aliado a outros fatores, nas chances da criança ter transtornos psiquiátricos”, afirma Magdalena Janecka.