Uma pesquisa descobriu que os primeiros sinais de autismo dos bebês podem aparecer já aos 10 meses de vida
Uma pesquisa descobriu que o primeiro sintoma de autismo pode surgir já nos 10 meses de vida dos bebês! Foi um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Uppsala na Suécia e publicado na Revista Científica Biological Psychiatry que descobriu este sintoma.
A pesquisa partiu do princípio de que antes mesmo de falarem as primeiras palavras e de apontarem, os pequenos já se comunicam com os pais por meio de olhar. Eles costumam procurar o olhar dos pais quando querem compartilhar algo ou interagir de alguma forma.
Diante disso, os pesquisadores reuniram 112 pequenos com 10 meses de vida. E eles observaram com que frequência os pequenos interagiam com seus pais por meio do olhar diante de uma situação, no caso uma lâmpada na frente deles que acendia e apagava.
Três anos após coletarem os dados. Os pesquisadores reencontraram os pequenos e descobriram que de fato aqueles que haviam interagido menos com os pais por meio do olhar foram diagnosticados com o autismo.
Os pesquisadores ressaltaram que ainda são necessários maiores estudos para comprovar o que esta pesquisa apontou.
Vale lembrar que diagnosticar cedo o autismo é importante para que o tratamento destes pequenos comece o quanto antes. Assim, eles poderão desenvolver todo o seu potencial. Os pequenos podem demonstrar alguns outros sintomas de autismo logo nos primeiros meses.