Estudo: veja o que acontece quando os pais são grossos no hospital

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

A capacidade dos médicos e enfermeiros pode ser afetada diante de comentários grosseiros dos pais

Levar um filho para o hospital ou ter um filho internado no hospital não é nada fácil para nenhuma mãe e para nenhum pai. E muitas vezes é difícil manter a calma e a simpatia com os médicos e enfermeiros. Contudo, uma pesquisa israelense publicada na revista científica Pediatrics acaba de descobrir que é importante que os pais evitem ser grosseiros com a equipe médica que está cuidando do seu filho.

Isto porque os autores descobriram que quando o pai ou a mãe é grosso com os médicos e enfermeiros, as chances destes profissionais cometerem algum erro no tratamento do bebê ou criança aumenta muito.

Links Patrocinados

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram atores para fingirem que eram os pais e bonecos para fingirem que eram os pacientes necessitando de tratamento. Enquanto a equipe médica tentava tratar o “paciente”, a atriz que interpretava a mãe fazia comentários como: “eu sabia que nós deveríamos ter ido a um hospital melhor, o tratamento deste hospital é horrível”.

Os pesquisadores observaram que apenas estes comentários grosseiros, sem nenhum outro tipo de violência envolvido, já foram o suficiente para afetar a capacidade dos médicos e enfermeiros e fazer os erros aumentarem, quando comparado a um grupo em que a atriz que interpretava a mãe não realizava nenhum comentário grosseiro. “Todas as questões colaborativas e positivas que fazem uma equipe médica ser uma equipe médica e não apenas um grupo de indivíduos trabalhando foram abaladas diante dos comentários grosseiros”, concluiu o Dr. Peter Bamberger, co-autor do estudo e pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Links Patrocinados

Apenas seres humanos

Os pesquisadores deixaram claro que esses erros não foram de forma NENHUMA feitos de propósito pelos médicos e enfermeiros só porque a mãe foi grosseira. Ocorre que assim como todas as pessoas, os profissionais de saúde também ficam abalados diante de comentários negativos quanto ao seu trabalho. “É importante sabermos que isso acontece para que possamos ajudar os médicos e enfermeiros a lidar melhor com esses comentários. Profissionais de saúde são seres humanos e também são afetados por comentários grosseiros”, concluiu o Dr. Arieh Riskin, autor do estudo.

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados