Formigas invadem incubadora com bebê em maternidade de MG
Caso ocorreu na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, Minas Gerais, entenda
Um caso triste ocorreu na Maternidade Odete Valadares em Belo Horizonte, Minas Gerais. Funcionários da maternidade denunciaram a negligência do hospital para o fato de que formigas estão invadindo a maternidade, inclusive as incubadoras neonatais onde estão recém-nascidos prematuros e com problemas de saúde graves.
Além de picarem, a presença desses insetos nas incubadoras aumenta muito o risco de infecção nos recém-nascidos.
Segundo os funcionários, o problema com as formigas começou no ano passado e cada vez que as formigas são encontradas é necessário limpar a incubadora inteira. “Mas chega um momento em que a gente não consegue mais evitar, a gente limpa e elas voltam! Não é questão de limpeza, tem desinfecção e nada disso tá tendo resultado”, contou uma funcionária em entrevista ao MG Record.
Os vídeos foram gravados um dia após o hospital ter passado por uma dedetização, mostrando que o procedimento não teve efeito contra as formigas.
O vídeo com as formigas nas incubadoras foi postado pela Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg),
Ao postar as imagens, a associação disse: “Nos berçários da maternidade os bebês, recém-nascidos, em incubadoras estão sendo atacados por formigas existentes no setor. A enfermagem está desesperada, pois apesar dos cuidados diários na limpeza têm surgido dezenas de formigas caminhando sobre os recém-nascidos, nos matérias, tubos, equipos de soro e até mesmo nos rostos dos bebês.
Isso já vem acontecendo há alguns dias. Mesmo com as reclamações e denúncias dos funcionários para a direção do hospital, exigindo uma providência para solucionar o problema, nada tem sido feito.
Esse é o ponto que chega a negligência da administração do hospital com o cuidado dos pacientes.
IMPORTANTE:
As filmagens foram feitas rapidamente enquanto realizava o procedimento para retirá-las, para comprovar as denúncias que já haviam sido relatadas, mas ignoradas. Os funcionários estão fazendo o possível para evitar esses ataques e manter os bebês seguros, mas o problema precisa de uma solução especializada para acabar com o foco das formigas”.
Após as denúncias, a direção da maternidade reconheceu o problema e afirma que tomou as medidas necessárias para a dedetização. Eles também informaram que o bebê que aparece no vídeo está bem, mas segue em cuidados médicos intensivos.
Veja a seguir algumas imagens e o vídeo que mostra a situação dos bebês nesta maternidade: