Bolsa de maternidade: o que levar e como organizar
Saiba quais itens colocar na bolsa de maternidade do bebê e da mãe e como organizá-lasÉ importante saber o colocar na bolsa de maternidade e se preparar com antecedência, afinal, o parto pode acontecer a qualquer momento. Por isso, a baby planner Danielle Cogo, da empresa Assessoria Mamãe, aponta quais itens levar na bolsa de maternidade para a mãe, o bebê e como organizá-la. Saiba mais aqui sobre como se preparar e o que levar para a maternidade.
Bolsa de maternidade da mãe
- 3 camisolas com abertura frontal para facilitar a amamentação.
- 3 sutiãs para amamentação
- 5 calcinhas
- 1 penhoar, para andar no corredor e receber as visitas
- 1 chinelo
- 3 meias
- 1 escova de dente
- 1 pasta de dente
- 1 sabonete
- 1 desodorante
- 1 toalha de banho
- 1 xampu
- 1 condicionador
- 1 escova de cabelo
- 1 pacote de absorventes de seios ou conchas de amamentação
- 2 pacotes de absorventes noturno (a maternidade fornece, mas talvez você queira usar a sua marca preferida)
- 2 cintas pós-parto (uma tamanho P e uma M ou uma M e uma G)
- 1 roupa confortável para o dia da alta, lembre-se que barriga de grávida não some de um dia para o outro)
- 1 par de sapatos confortáveis
- Maquiagem básica, lembre-se das primeiras fotos com o bebê :D
Bolsa de maternidade do bebê
- 6 macacões
- 6 bodies
- 6 calças tipo culote
- 3 casaquinhos
- 2 mantas
- 1 cobertor
- 1 roupa para saída maternidade.
- 4 pares de meia
- 4 luvinhas
- 1 toquinha
- 3 pares de sapatinhos de malha ou plush, caso o macacão não tenha pé.
- 6 paninhos de boca
- 1 cortador de unha, especial para bebê
- 1 creme para assaduras
- 1 pacote fraldas descartáveis RN e um pacote de fraldas P
Dica da baby planner Danielle Cogo: é importante mesclar os tamanhos das roupinhas entre RN e P, pois não sabemos ao certo o tamanho do bebê.
Como organizar a bolsa de maternidade
Vale fazer uma bolsa de maternidade para a mãe e outra para o bebê. “Deixe uma mala separada apenas para o bebê, pois as enfermeiras, acompanhante e visitas talvez precisem pegar algum pertence do bebê, e deixando as suas coisas juntas pode não ser tão prático e dificultar um pouco. Uma mala para cada um deixará tudo mais organizado”, orienta a baby planner Danielle Cogo.
Para a mala da mamãe seja prática. “Coloque seu sapato e chinelo em um saquinho separado para que não tenha contato com suas roupas, separe um nécessaire para os itens de higiene pessoal, arrume seus pertences de forma organizada deixando em ordem de uso, isso facilitara muito”, conta Danielle Cogo.
Para a bolsa do bebê, coloque os kits de roupinhas com saquinhos de tule, pois são transparentes facilitando ver quais roupinhas estão dentro e também têm furinhos que deixam a roupa respirar. “Cada saquinho de tule deve ter um conjunto completo de troca, assim facilita para a equipe do hospital como também para você e/ou o acompanhante, dessa forma tudo fica organizado e de fácil acesso, algumas maternidades pedem para colocar o nome do bebê nos saquinhos, sendo assim recomenda-se identificar os saquinhos”, diz Danielle Cogo.
Para montar a bolsa do bebê, coloque primeiro o cobertor mais grossinho por baixo de tudo e em seguida a mantinha mais leve, depois adicione o saquinho com roupinha de saída maternidade, pois ela vai ser a última troca no hospital. “Vá seguindo essa ordem de trás para frente deixando com que a roupinha do primeiro dia fique por cima bem visível. Para os paninhos de boca também coloque-os separados em um saquinho de tule. Depois de organizar as roupinhas coloque o kit higiene e os pacotes de fralda”, afirma Danielle Cogo.
Outros itens
Saiba quais outros itens levar para a maternidade:
- RG e carteirinha do convênio da paciente, caso tenha.
- RG do acompanhante
- Enfeite de porta
- Lembrancinha maternidade
- Máquina fotográfica e/ou filmadora com bateria e levar também o carregador
- Cadeirinha para carro, lembre-se de já deixar instalado no carro e de estudar o manual antes
Cuidados
Antes de montar a bolsa de maternidade, lembre-se de lavar todos os pertences do bebê com sabão neutro ou de coco, evite amaciantes ou perfumes, pois podem incomodar e às vezes causar alergia no seu bebê. “Muita renda, babadinhos nas roupinhas podem também incomodar, selecione roupas confortáveis pensando sempre no bem-estar do seu bebê. Se mesmo com essas orientações ainda tenha alguma dúvida você pode sempre ligar no hospital para esclarecimentos, assim como pedir auxílio para as enfermeiras para as primeiras trocas de roupa no hospital”, conta Danielle Cogo.
Algumas maternidades preferem que os bebês não usem pulseirinhas, lacinhos, acessórios em geral, pois podem acabar se perdendo nas trocas. Antes de preparar a mala com o seu kit de higiene pessoal, consulte o hospital para ver o que realmente há necessidade de levar, pois a maioria das maternidades já oferecem alguns itens listados acima, dessa forma você não precisa carregar nada que não seja necessário. Não leve joias ou objetos de valor para a maternidade.
É recomendável deixar a mala da mamãe e do bebê prontas a partir do 7º mês de gestação. “E caso não dê tempo de passar em casa para pegar as malas não se apavore, vá para a maternidade e indique alguém de confiança para ir até sua residência e pegar as duas malas que já estarão prontas, fique tranquila porque vai dar tudo certo”, afirma Danielle Cogo.
Já montou o enxoval do seu bebê? Veja a lista básica do que comprar.