Cinco dicas para prevenir as assaduras no seu bebê

Algumas dicas ajudam a evitar as assaduras no bebê

Saiba quais os principais cuidados que ajudam a evitar as assaduras no bebê

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Muita gente acha que assadura é falta de cuidado, mas você sabia que o bebê pode ter uma pré-disposição a ter assaduras? É isso mesmo! Problemas de pele, alergias ou mesmo a alimentação também podem ser fatores que influenciam no aparecimento delas.
Veja o que a mãe pode fazer para proteger os pequenos desse problema que tanto incomoda:

Troque a fralda regularmente

Apesar de parecer uma dica óbvia é importante que a mamãe sempre fique atenta a fralda. Caso o pequeno tenha a tendência de desenvolver assaduras, é fundamental trocá-lo imediatamente após fazer cocô. No caso de xixi é possível aguardar um pouco mais, mas nunca a ponto de deixar a fralda muito molhada.

Troque os lencinhos por água

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Apesar de serem mais práticos, é bom evitar o uso de lenços umedecidos. A melhor forma de prevenir a assadura é lavar bem o bumbum do neném. O uso de água corrente com um sabão neutro é o mais recomendado. Caso não seja possível, a mamãe pode utilizar algodão com água.

Deixe a área bem sequinha

Depois de limpinho, é preciso secar bem a região. O que facilita muito nessa hora é usar aquelas fraldinhas de pano. A mamãe pode pegar a fralda dobrada e ir encostando na pele da criança, sem esfregar, até a região estar bem seca. Se for possível, deixe-o alguns minutos sem a fralda, justamente para a pele ficar completamente seca antes da troca.

Cuidado com a alimentação

Preste atenção se após o consumo de determinados alimentos seu filho aparece com assaduras. Por exemplo, o mamão e a ameixa costumam soltar o intestino, fazendo com que a mamãe tenha que redobrar os cuidados para deixar a fraldinha sempre limpa. Já o tomate deixa as fezes mais ácidas podendo provocar assaduras.

Pomada e talco, posso usar?

O talco já entrou na lista dos produtos que não são mais indicados. “O pó do talco produz uma névoa que quando é aspirada pode causar ou piorar problemas respiratórios e alérgicos, além de provocar o ressecamento da pele”, ensina Thalita Halasc, enfermeira supervisora da Maternidade Santa Joana.

Já a pomada é apresentada como a heroína na batalha das mamães contra as assaduras. Mas, não é bem assim. Ela não é a melhor maneira de evitar assaduras e nem precisa ser utilizada diariamente. “Fazer uma boa higiene com água morna filtrada e trocar a fralda de três em três horas ou assim que o pequeno se sujar previnem a maioria dos casos de assaduras”, conclui Natalia Turano, enfermeira sênior da unidade materno infantil do Hospital Israelita Albert Einstein.


Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia