Fralda para piscina: Como escolher e usar corretamente?
No calor dos dias de verão, entrar na água é sinônimo de diversão garantida para crianças e adultos. No caso dos bebês e crianças pequenas, há uma preocupação maior com a higiene nesse momento, já que eles ainda não são capazes de segurar as suas necessidades e podem poluir a água onde há outras pessoas compartilhando o mesmo espaço. Foi pensando nisso que a fralda para piscina foi criada.
Diferentemente das fraldas comuns, que ficam grandes e pesadas ao absorver a água do mar ou da piscina, esse modelo é a prova d’água, garantindo a mobilidade do bebê durante a diversão. Por isso, se você tem dúvidas a respeito da fralda para piscina ou ainda não conhece esse produto prático e eficiente, preparamos este post especial para esclarecer todas as questões relacionadas ao assunto. Continue a leitura e confira!
O que é uma fralda para piscina?
As fraldas para uso em piscina foram criadas especialmente para que o bebê possa divertir-se na água de uma maneira mais higiênica. Elas são projetadas para reter o xixi e o cocô, evitando que eles se dissipem e acabem contaminando a água. Assim, é possível aproveitar a praia ou a piscina sem que o ambiente fique poluído e prejudique as outras pessoas, além da própria imunidade dos bebês.
Em geral, as fraldas vestem como um shortinho e podem ser retiradas pelas laterais, deixando sua remoção mais fácil quando está molhada e pesada. Além disso, elas são desenvolvidas com a presença de uma camada externa impermeável e elásticos bem justos nas bordas, o que bloqueia a entrada da água enquanto, ao mesmo tempo, evita o vazamento do xixi. Desse modo, a fralda não fica encharcada e a camada interna consegue absorver o xixi e reter as fezes do bebê de maneira eficaz.
Para efeito de comparação, basta pegar uma fralda comum e jogar um pouco de água no lado interno. Assim será possível observar que, após absorver uma pequena quantidade de água, ela perde o seu poder de contenção. Já no caso das versões para piscina, é notável que, ao jogar água e seu lado externo, ela é repelida, o que evita que a fralda fique inchada.
A seguir, saiba tudo sobre os cuidados, escolha e como usar a fralda para piscina em bebês!
Quais tipos de fraldas são encontradas?
É possível encontrar no mercado fraldas para banho de piscina descartável e também o modelo reutilizável. Ambas têm abertura lateral para facilitar a retirada quando o bebê faz cocô. A seguir, veja quais são as diferenças entre as fraldas descartáveis e reutilizáveis.
Fraldas descartáveis
Elas têm elásticos em volta da perna que são mais eficazes do que uma fralda comum, o que permite reter melhor as fezes. Sua maior vantagem é que ela pode ser descartada em lugares onde não é possível lavar uma fralda reutilizável. Além disso, quando a criança faz cocô, a fralda pode ser trocada por outra descartável.
Fralda reutilizável
A vantagem principal dessa fralda é que ela é de pano e não é descartada para poluir o ambiente. Fácil de lavar, costuma ter uma secagem bem rápida, permitindo que seja usada várias vezes. Apresenta as mesmas propriedades da fralda descartável, absorvendo menos água e servindo de barreira para evitar que as fezes sujem a praia ou a piscina.
Porém, ela não absorve bem o xixi, já que não tem absorvente em sua parte interna. Outra característica é que algumas marcas têm até proteção UV.
Como funciona?
A fralda para banho de piscina é usada da mesma maneira que uma fralda comum, embora geralmente seja vestida igual a um short. Como a absorção do xixi não é tão eficaz quanto as fezes, o melhor a fazer é colocá-la apenas quando a criança for entrar na água. Isso vai evitar que o bebê faça muito xixi e a fralda acabe vazando.
Uma dica para precaver o vazamento na piscina é optar por um modelo que fique bem justo e adaptado ao corpo do bebê. Porém, dependendo da marca e da quantidade de xixi, é possível acontecer um pequeno vazamento quando a criança é retirada da água.
Em geral, as fraldas têm estampas de personagens ou temas relacionados ao mar. Por esse motivo, o uso de sunga, maiô ou biquíni sobre elas não é necessário. Porém, não há nenhum problema em usar uma roupa de banho para que a criança possa se divertir na água sem abrir mão do estilo.
Onde pode ser usada?
A fralda para piscina pode ser utilizada em qualquer lugar onde o bebê vai entrar na água. Ou seja, o seu uso é indicado tanto para praia e piscina quanto nos clubes e academias. Caso a criança fique longe da água, não há a necessidade de usar esse tipo de fralda. Porém, se ela fica próxima ao mar para um banho de sol ou sentada na borda de uma piscina, o mais indicado é colocar a fralda, pois é bem provável que, em algum momento, o bebê queira entrar na água para brincar.
Por que usar esse tipo de fralda?
O principal motivo para optar pelo uso da fralda para banho de piscina em bebês é em relação à higiene. Se for feito o uso de uma fralda normal, ela vai ficar rapidamente encharcada e o volume de água vai impedir que o xixi seja absorvido. Afinal, as fraldas usadas no dia a dia não foram desenvolvidas para serem molhadas.
Outra desvantagem da fralda tradicional nesse caso é que ela fica pesada e tem um aumento de volume, o que vai prejudicar os movimentos. Além disso, por não serem adaptadas para ficar bem justinhas ao corpo do bebê, a fralda comum vai começar a vazar fezes e xixi, assim que a água se acumular – já que ela perde sua capacidade de absorção.
Quanto tempo o bebê deve ficar com essas fraldas?
A criança deve ficar com a fralda pelo tempo que ficar dentro da água, o que geralmente não passa de mais de 30 a 40 minutos para evitar o desgaste físico. Porém, quando o bebê ficar por mais de uma hora e meia com a fralda, o melhor é verificar se há acúmulo de xixi, pois pode ser necessário fazer a troca.
O mais indicado é seguir as instruções do fabricante da fralda para se informar sobre o uso e o tempo de permaneça com ela. Dessa forma, as chances de que vazamentos são menores. De qualquer modo, as fraldas para uso em piscina não absorvem grandes quantidades de xixi e, assim que sair da piscina, o mais correto é remover a fralda a molhada para evitar o contato com a pele por muito tempo.
Como fazer para trocar as fraldas nesses locais?
Quando for uma piscina doméstica, a troca pode ser feita no banheiro ou em outro cômodo da casa que seja adequado. Já em clubes, será preciso levar o bebê ao fraldário ou então no vestiário. Como a fralda é fácil de retirar, a troca é feita de maneira mais rápida e o pequeno logo pode voltar à piscina.
No caso de praias, o ideal é levar o bebê para a casa e fazer a troca. Mas se a casa for longe, a dica é colocar a criança sobre uma toalha limpa para trocá-lo no carrinho ou no carro, tomando cuidado com o contato com grãozinhos de areia para evitar alergias.
É importante ter sempre algodão embebido em água potável ou panos umedecidos para fazer a limpeza antes de colocar outra fralda. Também é fundamental ressaltar que a água do mar ou mesmo da piscina, nunca devem ser usadas para a limpeza.
Para qual idade é indicado?
Não há uma idade exata indicada para o uso das fraldas de piscina. Para evitar qualquer situação constrangedora na piscina ou na praia, o ideal é que elas sejam usadas por crianças que ainda não tiraram a fralda normal. Mas quando a criança já sabe avisar e consegue segurar a vontade de fazer xixi e cocô, não é mais necessário colocar a fralda, a não ser que seja feito como forma de prevenir acidentes.
Também é bom comentar que, no caso de bebês bem novinhos, o recomendado é perguntar ao pediatra se ele já pode entrar no mar ou na piscina. Isso porque tanto a água salgada como o cloro podem prejudicar a pele da criança.
Podem aparecer assaduras ao molhar a fralda?
A assadura só vai aparecer se o bebê ficar muito tempo com a fralda depois de ser retirado da água. Em relação aos cuidados na praia, a atenção deve ser redobrada, já que a areia e o sal presentes na água do mar podem resultar no surgimento das assaduras. O uso de pomadas não é necessário na hora de colocar a fralda para banho, mas ela pode ser aplicada no caso de a criança já estar assada.
Além disso, é recomendado dar um banho no bebê o mais breve possível, após a praia, para remover as impurezas. Na hora de enxugar, evite esfregar a toalha para não irritar a pele do pequeno.
Como evitar que a areia machuque a pele do bebê?
No momento de trocar a fralda, é importante que a limpeza seja feita usando água potável. O algodão deve ser usado de maneira suave para impedir que os grãos de areia machuquem a pele sensível do bebê.
Para evitar que as pedrinhas presentes na areia friccionem na pele, o ideal é não fazer uso de lenços umedecidos na hora de limpar, principalmente se ela estiver com muita areia. O cuidado deve ser redobrado também pelo fato de a areia poder conter a presença de microrganismos que podem provocar infecção na região íntima da criança. Por esse motivo, quando o bebê for sentar na areia, o melhor é estar sempre usando a fralda e um short.
Se a areia irritar a pele da criança, dê um banho morno misturando a água com um pouco de maisena diluída. A região afetada não pode ser esfregada ao enxugar, devendo apenas encostar a toalha de leve. O próximo passo é deixar a criança sem fralda pelo maior tempo possível e não aplicar pomada imediatamente no local.
Quais são as melhores fraldas para banho?
Como as fraldas para uso na piscina e no mar ainda não são muito comuns no Brasil, não existem muitas marcas encontradas por aqui. Sendo as melhores a Huggies Little Swimmers e Pampers Splashers.
Os preços dessas fraldas geralmente são um pouco mais elevados do que as tradicionais e o valor pode variar dependendo do tamanho e região onde são adquiridas. No caso da marca Huggies, o pacote pode ser encontrado com o preço médio de R$ 30. Já o pacote da Pampers custa, em média, R$ 40. Conheça mais detalhes sobre cada uma a seguir.
Fralda descartável Huggies Little Swimmers
É a marca mais vendida no Brasil de fraldas para piscina e mar, disponível nos tamanhos P, M e G. As suas vantagens são a qualidade do produto, que é macio e confortável para o bebê. Além disso, tem as laterais destacáveis, não infla ao molhar e as fezes não vazam. Outro ponto positivo é que, por ser a mais usada no país, é fácil de ser encontrada no mercado.
Fralda descartável Pampers Splashers
Essa fralda não é produzida no Brasil, o que faz com que não seja tão fácil de ser encontrada. Nos EUA, a marca é uma das mais compradas para o uso no mar e na piscina. Seu modelo contém abertura lateral, tem retenção de vazamento eficiente quando submersa e não infla. Está disponível nos tamanhos de 3 a 6 (dos 7kg aos 18kg) e também oferece pacotes econômicos com uma quantidade grande de fraldas.
Como você pôde conferir neste artigo, são várias as vantagens de usar a fralda para banho de piscina em seu bebê. Com ela, não haverá o risco de passar pelo constrangimento da criança fazer suas necessidades em meio às outras pessoas, além de garantir a higiene da água onde o pequeno se diverte. Por isso, não deixe de escolher a opção mais adequada para poder aproveitar da melhor maneira os momentos ao lado do seu bebê.
O que achou das informações deste artigo? Se gostou e deseja acompanhar outros conteúdos interessantes, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.