O tamanho correto da fralda: dicas para descobrir
Saiba como descobrir o tamanho correto da fralda e se ela veste bem no seu bebê
Como você já deve ter notado, são várias as opções de fraldas disponíveis no mercado. Variando de acordo com a marca, características e tamanhos, por exemplo. Para acompanhar o crescimento do pequeno e evitar problemas, é importante que você saiba como escolher o tamanho correto da fralda.
Essa é uma dúvida frequente entre mamães e papais, que muitas vezes não sabem quando deve ser feita a mudança de tamanho e o que deve ser levado em consideração nesse momento. Para ajudar, preparamos este artigo com dicas imperdíveis sobre o assunto. Vamos conferir?
Qual a importância de usar o tamanho certo da fralda?
Usar o tamanho adequado de fralda é fundamental para evitar uma série de incômodos para você e também para o seu bebê. Afinal, se a fralda ficar grande, isso vai fazer com que ocorram vazamentos quando o pequeno urinar ou defecar. Com isso, você vai ter muito mais trabalho na hora da troca. Pois, o vazamento pode sujar as pernas e costas do bebê, além do lençol, carrinho ou cadeirinha onde ele estiver acomodado.
Já em relação às fraldas apertadas, isso pode prejudicar a movimentação do bebê e a respiração da pele, além de deixar marcas nas perninhas. Outros problemas comuns são as chances maiores de a criança desenvolver alergias na região, o surgimento de manchas avermelhadas e até mesmo feridas provocadas pela pressão.
Como saber qual o tamanho correto?
Conforme o bebê vai crescendo, é natural a quantidade de fraldas usadas por dia diminuir, mas ainda assim é preciso ter atenção ao tamanho. A maioria das marcas de fraldas tem como base o peso da criança para determiná-lo, por isso, o recomendado é verificar essa informação contida na embalagem.
Porém, nem sempre é fácil para os pais encontrarem o tamanho correto de fralda, já que isso pode variar dependendo do fabricante. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas para saber se a fralda está muito pequena ou muito grande.
Siga as orientações do fabricante
Como vimos, na hora de escolher o tamanho correto da fralda, é fundamental seguir as orientações da embalagem de acordo com o peso do bebê. Caso o peso esteja perto do limite recomendado, é interessante comprar um número maior. “Isso assegura o melhor aproveitamento da fralda e sua absorção”, diz a planejadora de gravidez (baby planner), Viviane Paulucci.
Observe se há vazamentos
Esse é um dos principais sinais de que é preciso mudar o tamanho da fralda, pois pode indicar que ela está pequena demais. Nesse caso, o número da fralda não é mais capaz de segurar os resíduos do bebê. Por isso, se o vazamento começar a ocorrer repetidamente, chegou o momento de comprar um número maior.
Verifique as fitas adesivas
Caso as fitas fiquem muito separadas entre si ao fechar, isso significa que a fralda está num tamanho menor do que o necessário para o bebê. Esse problema também é observado quando a fralda fechada fica muito baixa nas costas, cobrindo apenas o bumbum, e/ou baixa na parte da barriguinha.
Por outro lado, se as fitas ficam muito próximas ou acabam se entrecruzando ao fechar, é um sinal que mostra que ela está grande demais. Além disso, a fralda fecha muito acima do umbigo e acaba saindo do lugar quando o bebê se movimenta.
Veja se está confortável na cintura
Outra forma de identificar se o bebê está usando o tamanho correto da fralda é observar se a cintura está confortável e sem a presença de manchas vermelhas nos quadris e nas pernas. Se os fechos ficam muito soltos ou não estão próximos do umbigo do bebê, certamente é hora de buscar um número maior.
Faça o teste dos dois dedos
Uma dica interessante para garantir o conforto do bebê é passar o dedo entre a pele dele e as bordas da fralda após colocá-la. Se encontrar dificuldade para encaixar o dedo, significa que ela está pequena. No caso de sobrar muito espaço, está grande demais. O ideal é que o espaço entre a fralda e a barriguinha seja de dois dedos.
Além de ter atenção em relação ao tamanho correto da fralda para cada fase do seu bebê, também é importante sempre usar modelos de qualidade. Afinal, comprar boas marcas será a garantia de oferecer todo o conforto e bem-estar que o seu pequeno merece.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir também nosso artigo sobre como funciona a fralda para banho de piscina!