Apertar demais o bebê no canguru ou sling pode causar doença na pele

Bruna Stuppiello

Um estudo descobriu que três bebês desenvolveram o fenômeno de Rumpel-Leed em consequência do uso errado do canguru

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Uma pesquisa publicada na revista científica The Journal of The American Medical Association Dermatology fez uma descoberta importante para todos os pais. Os pesquisadores perceberam que apertar demais o bebê no canguru ou sling fez com que três bebês saudáveis desenvolvessem o fenômeno de Rumpel-Leed.

Fenômeno de Rumpel-Leed é uma doença rara na pele onde os pequenos capilares dérmicos de uma extremidade se rompem em resposta à aplicação de um dispositivo compressivo a essa extremidade. Este problema geralmente ocorre durante a realização de algum exame médico.

Em um dos casos, um pai, que inclusive é dermatologista pediátrico, levou seu bebê para uma caminhada de duas horas no canguru. Ao final do passeio o pai percebeu que o canguru estava muito apertado na região das pernas do bebê. Quase que imediatamente após retirar o filho do canguru, o pai notou que as coxas do bebê estavam com manchas vermelhas e roxas. Com o passar dos dias e sem o uso do canguru apertado, o problema desapareceu. Outro bebê apresentou o mesmo problema nas axilas, conforme pode ser visto na imagem acima.

Todos os três bebês apresentaram recuperação completa após algumas semanas. Diante desta descoberta, os pesquisadores concluíram que canguru ou sling muito apertados podem causar o Fenômeno de Rumpel-Leed em bebês que já eram mais suscetíveis a esse problema. E também orientam que os pais prestem atenção ao colocar o bebê no canguru ou sling e observem se eles não estão muito apertados.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Veja os cuidados ao colocar o bebê no canguru aqui. E veja os cuidados ao colocar o bebê no sling aqui.


Compartilhe essa notícia