Bebê pega doença grave no cérebro e luta pela vida após beijo de visita
A pequena Mariana contraiu meningite herpética e seus pais acreditam que o beijo de uma visita causou isso
Era para ser uma semana de comemorações para os pais americanos Nicole e Shane Sifrit. No dia 1 de julho Nicole deu à luz a Mariana e no dia 7 de julho os papais de casaram. “O nascimento da nossa bebê foi maravilhoso. É uma das melhores sensações do mundo ver seu filho nascer”, disse o papai Shane em entrevista a WhoTV.
Mas, duas horas após a cerimônia de casamento, ainda durante a festa, o casal notou que havia algo errado com sua bebê. “Notamos que ela não estava comendo e que estava com dificuldades para acordar quando tentávamos fazê-la responder”, recorda-se Shane.
Os pais então saíram mais cedo do próprio casamento e foram para o Blank Children’s Hospital. Lá eles receberam a terrível notícia: Mariana estava com meningite herpética.
Meningite herpética é uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro. Esta inflamação é causada pelo vírus da herpes. Esta meningite pode ser causada pelo vírus da herpes simples tipo 1, que é aquela que causa machucados nos lábios e face, e também pelo vírus da herpes simples tipo 2, que é transmitido sexualmente e provoca coceira e bolhas ou mesmo úlceras e feridas genitais.
A transmissão da meningite causada pelo vírus da herpes simples tipo 1 ocorre geralmente pelo beijo, também pode ocorrer quando a pessoa não lava as mãos e então toca no bebê.
No caso da pequena Mariana, a doença foi causada pelo vírus da herpes simples tipo 1, ou seja, a pequena contraiu a doença provavelmente após um beijo de uma visita que estava com herpes na boca ou após ser tocada por uma visita que estava com o vírus e não lavou as mãos corretamente.
Agora, a bebê está lutando pela vida, mas os médicos não têm muitas esperanças, pois muitos de seus órgãos vitais já começaram a falhar. “Não deixe qualquer um visitar seu bebê pequeno. Certifique-se que a visita lavou as mãos antes de pegar seu bebê e não deixe que as pessoas beijem seu bebê”, alertou a mãe Nicole.
A melhor forma de prevenir esta doença realmente é não deixar visitas beijarem seu bebê e pedir para que lavem as mãos antes de tocá-lo. Também é importante vacinar seu filho contra a catapora, quando ele tiver idade para isso.
Fonte consultada:
Meningites Research Foundation