Puxar as próprias orelhas ou as orelhas dos pais é algo comum entre os bebês. Mas você sabia que com esta atitude seu bebê pode querer te comunicar uma coisa importante? Os bebês podem puxar as próprias orelhas ou a dos pais por alguns motivos.
Bebê puxando orelha: Possíveis causas
Ao puxar as orelhas, seu bebê pode fazer isso apenas por hábito. Mas os pequenos também podem puxar as próprias orelhas ou as orelhas dos pais como um sinal de que está cansado e/ ou estressado e busca um consolo no ato de puxar as orelhas. Ao puxar as orelhas os bebês também podem querer dizer que algo está em excesso para eles, ele pode estar incomodado com muitos gases, entre outros. Nos casos em que o bebê está puxando as próprias orelhas ou a dos pais porque está cansado ou estressado é importante acalmá-lo, veja como deixar seu pequeno tranquilo aqui.
Outros problemas que podem fazer seu bebê puxar as próprias orelhas são: cera que entrou muito fundo no ouvido, provavelmente por causa do uso do cotonete, e entrada de shampoo e/ou sabonete nos ouvidos. Alguns bebês podem puxar as próprias orelhas simplesmente por hábito, nestes casos, os pequenos apenas puxam suas orelhas, mas não apresentam nenhuma outra mudança no comportamento.
Por fim, os bebês podem puxar as próprias orelhas porque estão com dor de ouvido. Neste caso, o pequeno também apresenta outros sintomas como febre, choro, outros sintomas de gripe e aparenta estar com dor.
Saiba a seguir o que fazer quando o seu bebê puxa as próprias orelhas ou a de seus pais constantemente.
Quando buscar ajuda médica
Busque ajuda médica imediatamente se seu bebê:
- Apresentar febre maior do que 40 graus;
- Tiver menos de 12 semanas de vida e apresentar febre;
- Agir e parecer estar muito doente;
Busque ajuda médica dentro de 24 horas se seu bebê:
- Parecer estar com dor ou chorando;
- Acordar no meio da noite devido aos incômodos na orelhinha;
- Apresentar febre e/ou sintomas de gripe;
- Ficar mexendo constantemente dentro do canal auditivo.
Ligue para o médico dentro do horário de trabalho se seu bebê:
- Ficar puxando a orelhinha por mais de três dias;
- Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o assunto.
Fonte consultada:
Academia Americana de Pediatria