Coronavírus causa grave inflamação em algumas crianças, alerta estudo
Algumas crianças estão desenvolvendo uma inflamação que ao que tudo indica tem relação com o coronavírus
O novo coronavírus está causando uma grave inflamação em algumas crianças, é o que aponta um estudo publicado na revista científica The Lancet. O estudo relatou casos de oito crianças na Inglaterra que apresentaram uma grave inflamação com sintomas parecidos com a Síndrome do Choque Tóxico e a Doença de Kawasaki.
O estudo ressalta que todas essas crianças testaram positivo para o Covid-19. As crianças também apresentaram sintomas como língua vermelha e inflamada, manchas vermelhas na pele, palmas das mãos com vermelhidão. Olhos vermelhos e febre também fazem parte dos sintomas desta inflamação.
Casos como este também foram relatados em outros países. O Departamento de Saúde da Cidade Nova Iorque nos Estados Unidos relatou que já observou 15 casos semelhantes. E médicos da Itália e Espanha também relataram que presenciaram casos parecidos. O secretário da saúde do Reino Unido Matt Hancock inclusive relatou que esta inflamação ligada ao novo coronavírus já fez vítimas fatais.
Diante deste estudo, o professor emérito de doenças infecciosas da Brighton & Sussex Medical School na Inglaterra, Dr. Jon Cohen, relatou que ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre esta nova inflamação e sua relação com o Coivd-19. “Durante a semana em que esta pesquisa estava sendo realizada, outros 12 pacientes também apresentaram esta inflamação e entre eles 10 testaram positivo para o Covid-19.
Naturalmente tudo isso leva a suspeita de uma nova síndrome clínica em crianças associada ao coronavírus. Contudo, é preciso precaução antes de chegarmos a alguma conclusão. A síndrome clínica descrita, a síndrome de choque atípico de Kawasaki, ou síndrome de choque tóxico, pode ser precipitada por vários estímulos e é possível que isso tenha sido causado não por Covid, mas como resultado de algum outro estímulo infeccioso ou não infeccioso”, ressaltou o Dr. Jon Cohen. Vale lembrar que até o momento esta inflamação foi constada em apenas um número muito reduzido de crianças.
Entenda os sintomas de covid em bebês e crianças que causam preocupação.