Muita gente ainda acha que essas atitudes podem ajudar, mas elas só atrapalham, confira a seguir
Uma pesquisa publicada na revista científica Pain descobriu que algumas atitudes dos pais podem diminuir a dor do bebê e crianças ao tomar vacinas e outras atitudes podem PIORAR essa dor.
De acordo com o estudo, atitudes que ajudem a criança ou bebê a relaxar e ficar calma são importantes. Bons exemplos disso são a amamentação e usar distrações como um tablet, um brinquedo e até mesmo falar com a criança sobre planos para o futuro, após a vacina. Tudo isso reduz a dor ao tomar vacinas.
Por outro lado, atitudes que deixam a criança ou bebê mais ansiosa ou comentários negativos contribuem para maior dor. Exemplos disso são: dizer repetidamente para os pequenos frases como: ‘está tudo bem’, ‘tudo vai ficar bem’. Isto porque os pais geralmente falam coisas deste tipo quando as coisas NÃO estão bem.
Além disso, evite frases que possam parecer críticas, como: “menino não chora”. Por fim, não peça desculpas para a criança e não diga coisas como: “Sinto muito que isto está acontecendo com você”. Tudo isso causa o maior estresse dos pequenos e consequentemente aumenta a dor.
Saiba mais sobre como diminuir a dor do bebê ao tomar vacina aqui.