Gases no bebê: como aliviar este incômodo

Veja métodos simples que os pais podem fazer e vão aliviar os gases no seu bebê

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Gases são um dos problemas mais comuns entre os bebês. Porém, algumas estratégias simples dos pais podem ajudar a aliviar este desconforto. Veja quais são:

Coloque o bebê para arrotar

Colocar o bebê para arrotar após as mamadas é uma ótima maneiras de aliviar os gases. Para isso, deixe-o sentado no seu colo com a coluna ereta e a cabeça apoiada no ombro do adulto, você pode dar um leve tapinha das costas para ajudá-lo.  “Cerca de 10 a 15 minutos de aplicação da manobra são suficientes”, afirma a pediatra Mariana Deboni, especializada em gastroenterologia.  Procure colocar um paninho no seu ombro, caso o pequeno regurgite demais.

Bebê deitadinho no colo

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Segure seu bebê deitado de barriga pra baixo e apoiado em um dos seus braços, sua mão ficará na barriguinha do bebê. Nesta posição, com a outra mão dê alguns leves tapinhas nas costas do pequeno. Saiba que este tapinha deve ser muito suave e respeitar a tolerância do bebê. Este método também só deve ser realizado se o bebê não estiver com o estômago cheio ou não tiver refluxo gastresofágico.

Saiba tudo sobre o refluxo em bebês

Massagem na barriguinha

Deite seu bebê com a barriguinha para cima. Deixe suas mãos bem aquecidas e coloque-as na barriguinha do bebê, comece massagear a barriguinha do bebê, fazendo movimento circular em torno do umbigo no sentido dos ponteiros do relógio. Este método só deve ser realizado se o bebê não estiver com o estômago cheio ou não tiver com refluxo gastresofágico.

Movimente as perninhas do bebê

Deite o bebê com a barriguinha para cima, segure seus tornozelos e joelhos e mova-os em direção ao ventre pressionando suavemente. Em seguida estique as perninhas lentamente. Faça esta dupla de movimentos várias vezes. Este método só deve ser realizado se o bebê não estiver com o estômago cheio ou não tiver com refluxo gastresofágico.

Outros cuidados

Procure colocar roupas leves e confortáveis no bebê. A fralda não deve estar muito apertada. Também evite colocar a criança deitada logo após as refeições. “A eliminação de gases pode ser mais difícil na posição deitada. Sob prescrição médica pode-se utilizar medicamentos que facilitem a eliminação de gases, e em último caso, analgésicos”, afirma Mariana Deboni.

Veja como prevenir os gases no bebê aqui.


Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia