Kelly Key fala de 1 erro que quase fez ao vacinar seu bebê e alerta mães

A cantora tentou provar a vacina contra o rotavírus que seu bebê estava tomando, isto pode até ser perigoso
A cantora Kelly Key vacinou seu bebê Artur na última sexta-feira, 1. E aproveitou para alertar as mamães e papais a não cometerem um erro que ela quase fez. Ocorre que ao ver seu bebê tomar a primeira dose da vacina contra o rotavírus, aquela que é em gotas, a cantora tentou provar a vacina! “Atenção mamães, não provem essa vacina. Eu digo isso porque eu quase provei a primeira dose! Porque eu vi que o Artur tomou e gostou tanto, eu meti o dedo na boca dele e fui provar. Ai ela (enfermeira que estava vacinando o pequeno Artur) falou que não podia! Ainda bem que não aconteceu nada”, disse Kelly Key em vídeo gravado no seu stories do Instagram.
É gotinha, mas ainda é VACINA!
O fato da vacina contra o rotavírus ser dada aos bebês em forma de gotas pode acabar passando a alguns papais e mamães a impressão de que trata-se de algo mais simples e que talvez experimentá-la ou mesmo não lavar o excesso que vazou na mão ou em outras parte do corpo não cause nenhum problema. MAS ESTE PENSAMENTO ESTÁ ERRADO.
Mesmo sendo em gotas, a vacina rotavirus continua sendo uma VACINA. Isto significa que ela exige cuidados como quem pode ingeri-la e quem NÃO pode, portanto, jamais deve ser provada só por curiosidade.
A primeira dose da vacina rotavirus deve ser oferecida no máximo até três meses e 15 dias e a última dose desta vacina deve ser dada no máximo até os 7 meses e 29 dias do bebê. Portanto, bebês com mais de 8 meses, crianças e adultos NÃO podem tomar a vacina contra o rotavírus.
Esta recomendação existe porque não há estudos sobre os efeitos da vacina rotavirus em pessoas maiores de 8 meses. Portanto, não se sabe se há algum risco quando estas pessoas ingerem a vacina.
Lembrando que a vacina contra o rotavírus tem como objetivo proteger os pequenos do vírus rotavirus que causa diarreia grave. Ela é feita com o vírus atenuado e pode ter algumas reações e exige cuidados especiais. Saiba tudo sobre esta vacina aqui.
Fontes consultadas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária