Lencinhos umedecidos estão causando graves alergias na pele, alerta estudo
Uma substância presente nos lencinhos umedecidos chamada Metilisotiazolinona estaria causando alergias
Uma menina de oito anos estava com constante alergia na região da boca há meses. Sua médica, a dermatologista e pediatra Dra. Mary Wu Chang, professora da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, já havia tentado diversos tratamentos e nada resolvia o problema. “Foi quando eu perguntei para a mãe se ela usava lencinhos umedecidos na menina e ela me respondeu que sim. A mãe limpava o rosto da menina com os lencinhos, especialmente a região da boca”, contou a Dra. Mary Wu Chang em entrevista ao NBC News. A médica mandou que os lencinhos parassem de ser usados e então a alergia da menina acabou.
A Dra. Mary Wu Chang decidiu pesquisar mais sobre o assunto e analisou outros sete casos de alergias na pele de crianças. Em seus estudos, ela descobriu que alguns lencinhos umedecidos e outros produtos de higiene, como certos sabonetes, contam com uma substância chamada Metilisotiazolinona (MI). De acordo com a médica, é esta substância que está causando alergias em algumas crianças, bebês e adultos.
Diversas pesquisas também apontaram casos de reações alérgicas devido a substância. “Acho que existem mais casos do que sabemos, só que eles acabam sendo confundidos com outros problemas de pele”, observa a Dra. Mary Wu Chang.
O caso é tão sério que algumas marcas, como a Johnson & Johnson, retiraram a substância da composição de seus lencinhos umedecidos e outros produtos.
Diante disso, a Dra. Mary Wu Chang orienta que os pais evitem o uso do lencinho umedecido na troca de fraldas em casa e só usem o produto quando estiverem passeando.
Outro estudo já descobriu problemas diferentes relacionados ao lenço umedecido, confira aqui.