Novo teste pode descobrir se bebê corre risco de sofrer morte súbita
Pesquisadores finalmente descobriram o que causa a morte súbita em bebês
A morte súbita é um diagnóstico que os especialistas dão quando um bebê aparentemente saudável morre sem explicação. Porém, parece que agora os cientistas finalmente descobriram uma explicação para a morte súbita. E junto com esta explicação pode vir um teste para descobrir se o bebê corre risco de sofrer morte súbita ou não.
Pesquisadores australianos do hospital The Children’s Hospital of Westmead descobriram que bebês que morrem por morte súbita tem baixos níveis de uma determinada proteína no cérebro, chamada orexin.
Esta proteína é responsável por fazer o bebê despertar ou se mexer sempre que ele está em uma situação em que falta oxigênio. Os cientistas descobriram que esta proteína também está presente em baixas quantidades no cérebro de adultos com apneia obstrutiva do sono, uma condição que causa pausas na respiração enquanto a pessoa está dormindo.
De acordo com o estudo, bebês que morreram por morte súbita tem 21% menos da proteína orexin em seus cérebros do que os demais bebês. “O próximo passo é determinar exatamente quais os níveis normais desta proteína no cérebro do bebê. Uma vez que descobrirmos isso poderemos detectar quando um bebê está com níveis baixos da proteína e assim saber que ele tem maior risco de sofrer a morte súbita”, afirmou a coordenadora do departamento de sono do The Children’s Hospital of Westmead em entrevista ao jornal Australian Telegraph.
Desta forma seria possível criar um teste para medir os níveis da proteína orexin no bebê. E caso esta proteína apareça baixa nos exames do pequeno, os médicos poderão tomar medidas necessárias para evitar a morte súbita.
O estudo analisou o cérebro de 46 bebês que haviam falecido, sendo que 27 morreram em decorrência da morte súbita e 19 faleceram por outros motivos.
É importante deixar claro que esta descoberta NÃO significa que outros cuidados para prevenir a morte súbita infantil, como colocar o bebê para dormir com a barriga para cima, devem deixar de ser feitos. Afinal, ainda não se sabe quais bebês possuem ou não menores quantidades desta proteína e certamente algumas atitudes, como colocar o protetor de berço e/ou pôr o bebê para dormir com a barriga para baixo, favorecem o risco de morte súbita especialmente entre bebês com baixos níveis da proteína. Por isso, saiba mais sobre como evitar a morte súbita do bebê aqui.