‘Parecia dente nascendo,mas era 1 doença que quase matou minha bebê’, alerta mãe
A mãe Fernanda Prado decidiu alertar outros pais e mães para a doença que quase tirou a vida de sua bebê
A mãe Fernanda Prado de Salvador decidiu contar sua história ao portal BebêMamãe para alertar outros pais e mães sobre um problema sério que pode facilmente ser confundido com dentinhos nascendo. Uma infecção bacteriana gravíssima quase tirou a vida de sua bebê aos 9 meses de vida e o único sintoma que a pequena Maria apresentou foi uma febre. Veja o relato dela a seguir:
“Tudo ocorreu quando minha filha estava com 9 meses e os dentinhos nascendo, como já tinha 4 dentes e teve febre os 4 estavam rompendo achei que a febre era do dentinho que estava visivelmente rasgando. Uma febre de 38 graus (nada que assustasse), porém eu percebi que a febre só passava no máximo por meia hora depois que eu ministrava o remédio, o resto do tempo eu tinha que dar banho. A aparência dela era normal, não estava gripada e não tinha nenhum outro sintoma. Então me dei um período de 24 horas e se a febre não passasse levaria a uma emergência, e assim fiz (tive o cuidado de levar em um hospital pediátrico na ProBaby). Chegando lá o médico examinou e também não achou nenhuma anormalidade e me disse que era o dente, mas que iria fazer alguns exames só para não ter dúvidas. Quando o resultado saiu ouvi chamarem o médico pelo microfone do hospital dizendo que era uma emergência. Percebi uns olhares da equipe mas nem de longe achei que era algo com a minha filha, que estava brincando e com uma aparência ótima, o médico veio com mais duas enfermeiras pedindo que os acompanhasse e que não ia mentir para mim que o caso da minha filha era muito grave. Quase tive um treco.
Ele veio me explicar que minha filha estava com uma infecção muito alta, que o normal é uma alteração de 8 para baixo e que o da minha filha era 90. Isso mesmo estava em 90. E começou a luta para combater tamanha infecção e pela busca da causa, onde era essa infecção. Foi uma luta e um medo constante, até que após 9 dias ela teve alta do hospital, porém teria que fazer um acompanhamento com um infectologista, e assim foi feito. Refizemos mais de uma vez os exames que não deram nada e no dia 31/08/2017 ela teve alta do infectologista. Graças a Deus está bem e amanhã completará um ano e um mês
E pensar que tudo começou com uma febre que aparentemente era besteira, parecia que era por causa dos dentinhos e que por muito pouco quase levou a vida da minha filha. Até agora ninguém sabe o que ocasionou a infecção. Só diziam que foi uma infecção bacteriana sem foco (exatamente com essas palavras). Mas o quadro da minha filha foi muito semelhante ao da sepse. Pais, por favor, não ignorem a febre dos seus filhos, entrem em contato com o médico assim que acharem que há algo errado com seu pequeno”, concluiu Fernanda.
Os sintomas da sepse
A sepse pode se manifestar com diferentes sintomas em cada caso. Além de ser pouco mencionada, os sintomas da sepse podem ser confundidos com uma gripe, dor de barriga e até mesmo com uma infecção respiratória o que pode fazer com que a doença seja descoberta tarde demais.
Por isso, saiba que os sintomas de sepse nos bebês são: não mamar ou comer bem, vomitar frequentemente e não molhar uma fralda em 12 horas. Diante de qualquer um desses sintomas é essencial ir ao pronto-socorro. A febre também pode ser um dos sintomas da sepse.
O tratamento da sepse envolve internação na UTI, uso de antibióticos e às vezes até mesmo cirurgias. A boa notícia é que na maioria dos casos os pacientes se recuperam completamente.
Fonte consultada:
Sepsis Trust