Pediatras fazem apelo aos pais: ‘façam 1 furo na parede, isto pode salvar seu bebê’

Garantir que os móveis estejam presos corretamente à parede pode evitar que milhares de crianças e bebês se machuquem
A cada 30 minutos um bebê ou criança se machuca gravemente ou morre porque não havia um furo em sua parede. Este dado é dos Estados Unidos, mas reflete uma realidade do mundo inteiro.
Mas que furo é esse? Estamos falando dos furos feitos nas paredes para instalar pregos e ganchinhos e assim prender móveis que estão soltos, como cômodas, gaveteiros, televisões, entre outros.
O que parece algo inofensivo para os adultos, pode ser muito perigoso para bebês maiorzinhos e crianças pequenas. Isto porque assim que aprendem a andar, os pequenos adoram se apoiar e até escalar os móveis. E se estes móveis não estão presos à parede, eles podem cair assim que o bebê ou criança se apoiar neles ou tentar subir neles.
Foi um acidente assim que levou a morte da pequena Meghan Agnes Beck, de três anos. A menina morreu sufocada após uma cômoda de 70 quilos cair sobre seu pequeno corpo de apenas 12 quilos. E Meghan não estão sozinha, somente nos Estados Unidos são cerca de 33 mil casos de bebês e crianças que vão parar no hospital por acidentes como este.
Diante de tantos casos de acidentes, a Academia Americana de Pediatria decidiu fazer um apelo aos pais: façam furos em suas paredes e prendam os móveis que estão soltos!
De acordo com a U.S Consumer Product Safety Comission (CPSC) uma televisão de tubo caindo sobre uma criança de um ano tem impacto semelhante ao de cair de um prédio de 10 ANDARES! E uma televisão de tela plana pode cair sobre um bebê ou criança pequena com uma força equivalente a 900 quilos!!
Segundo a Academia Americana de Pediatria, quando um móvel cai sobre um bebê ou criança ele pode ter problemas como: hemorragia interna, ossos quebrados e até mesmo crânio esmagado e vir a falecer. “Eu me lembro de um menino de três anos que eu atendi. A cômoda havia caído em cima dele e ele teve o fêmur quebrado e ainda teve sorte do móvel não ter esmagado seu crânio”, contou a pediatra Lois Lee, membro da comissão de prevenção de acidentes com as crianças da Academia Americana de Pediatria.
A boa notícia é que esses acidentes podem ser evitados com cuidados simples. São eles:
- Fixar todos os móveis soltos a parede, você pode fazer isso instalando ganchinhos nos móveis e na parede e então colocando fitas especificas para ligar um ao outro.
- Coloque travas nas gavetas das cômodas para evitar que os bebês e crianças abram essas gavetas e as utilizem como escada para escalar o móvel;
- Mantenha os objetos mais pesados nas gavetas mais baixas;
- Evite colocar objetos que despertem o interesse da criança, como brinquedos, controles remotos e outros no topo do móvel;
- Instale a televisão de tela plana na parede, se possível. Caso isso não seja possível, fixe-a na parede com os ganchinhos e fitas ou outro método;
Fonte consultada:
Academia Americana de Pediatria