O bebê pode ficar só de fralda? Veja as dicas de especialistas
No calor, uma atitude comum de muitos pais é deixar o bebê apenas de fraldinha. Mas então surge a dúvida: O bebê pode ficar só de fralda? A resposta depende da idade do bebê, da temperatura e do ambiente em que ele está. Confira a seguir!
Recém nascido só de fralda: Cuidados e indicações
Caso seu bebê seja um recém-nascido é melhor evitar deixa-lo só de fralda e colocar também uma camisetinha clara e leve ou outra roupinha leve. Isto porque os bebês recém-nascidos perdem calor com maior facilidade e podem passar frio e até sofrer uma hipotermia.
Se o bebê vá se expor ao sol e tiver menos de seis meses, é melhor não deixa-lo somente de fraldinha. Isto porque até os seis meses o bebê não pode usar protetor solar e a pele dele é muito delicada e mais fina do que a do adulto, por isso queima com maior facilidade. Por fim, saiba que é importante evitar que o bebê menor de seis meses seja exposto a luz solar direta, especialmente entre às 10:00 e 16:00.
Bebês acima de 6 meses
Já bebês maiores podem ficar só de fraldinha nos dias mais quentes, especialmente se o pequeno demonstrar sinais de calor, como suor, temperatura elevada e bochechas vermelhas.
Ainda assim, o indicado é que os pais vistam o bebê com roupas de algodão leves e claras e com mangas compridas e coloquem um chapéu no pequeno.
Quando podemos deixar o bebê só de fralda?
Por fim, para saber se o bebê pode ficar só de fraldinha ou não, procure observar os sinais que ele dá de que está com frio ou calor. Caso seu bebê tenha as extremidades e o peito frios, ele está com frio e é preciso colocar uma roupinha. Mas se seu bebê estiver com uma roupinha e ficar suando e estiver bem quente ao toque, ele está com calor e é melhor deixa-lo só de fraldinha.
Fonte consultada
Academia Americana de Pediatria