Regra dos 90 minutos ajuda o bebê a dormir bem e ficar descansado
Método propõe que o bebê descanse a cada 90 minutos, entenda tudo sobre o assunto a seguir
Existe uma “regrinha” em relação ao sono do bebê que está fazendo muito sucesso entre os papais e mamães, trata-se da Regra dos 90 minutos. Este método propõe que de acordo com ritmo ultradiano, que é o nosso reloginho interno, a cada 90 minutos acordado nosso corpo se cansa.
No caso dos bebês menores de um ano, isto significa que após 90 minutos acordado o bebê está mais propenso a dormir. E que o ideal seria justamente colocar os bebês para dormirem após esses 90 minutos acordado.
Colocar o bebê para dormir a cada 90 minutos pode parecer bastante, mas NÃO é. Lembre-se que seu bebê acabou de chegar ao mundo e está tentando se acostumar com tudo, então 90 minutos acordado já é muita coisa para o pequeno. Conforme o bebê cresce, ele costuma ficar acordado por mais de 90 minutos, mas ainda é interessante deixa-lo dormir quando ele estiver cansado.
Ao contrário do que muitos acreditam, deixar o bebê dormir assim que estiver cansado NÃO prejudica o seu sono da noite, muito pelo contrário. Permitir que o bebê durma assim que ele estiver cansado fará com que seu sono tenha uma qualidade muito melhor e que nos períodos acordado seu bebê fique muito mais focado e alerta.
É importante deixar claro que os bebês não são máquinas, portanto alguns bebês podem apresentar um cansaço maior antes ou depois dos 90 minutos. Inclusive conforme o bebê cresce, ele passa a ficar acordado por mais tempo, ficando até 3 ou 4 horas alerta. O principal ponto desta regrinha é: deixe seu bebê dormir quando ele estiver cansado e fique atenta aos sinais que o bebê dá de que quer dormir. Isto irá garantir um sono melhor para seu pequeno e também os momentos em que ele estará acordado serão bem melhor aproveitados.
Fontes consultadas:
The Happiest Baby on the Block, Harvey Karp
The 90-minute Sleep Program, Polly Moore
The No-cry Sleep Solution, Elizabeth Pantley
Secrets of the Baby-Whisperer, Tracy Hog
The Lull-a-Baby Sleep Plan, Cathryn Tobin