Seu bebê acorda muito cedo? Saiba tudo sobre o assunto
Entenda o que é normal e o que não é quando se trata de bebês que acordam muito cedo
O dial mal raiou e seu bebê já está acordado? Muitos pais acabam passando por essa situação. Portanto, é importante saber algumas informações sobre o bebê que acorda muito cedo.
Primeiro, entenda que nos primeiros três meses de vida, seu bebê de fato NÃO terá uma rotina de sono e então é completamente normal que ele acorde no meio da noite, acorde 5:00 da manhã e por ai vai. “Após os três meses, o bebê começa a ter uma rotina. Então, é esperado que ele só acorde no meio da noite se tiver fome e alguns bebês podem nem mesmo acordar durante a noite, isto varia muito. Se a partir dessa idade bebê continuar acordando frequentemente a noite, acordando 8 vezes por noite, por exemplo, então ele provavelmente está com um problema comportamental para dormir”, observa a Lari Godoy, consultora de sono infantil do Vida no Ventre.
Quando o bebê começa a criar uma rotina de sono, é importante que os pais tenham em mente o que DE FATO é acordar cedo demais para um bebê. Isto porque o que pode ser considerado cedo demais para um adulto, não necessariamente é para um bebê. “O ideal é que a criança acorde entre 6:00 e 7:00 da manhã. O problema não é o bebê acordar neste horário, mas sim ele ir dormir muito tarde. Isto porque dentro de nós temos uma glândula pineal que secreta o hormônio melatonina, que faz com que os pequenos tenham o sono regulado. Este hormônio tem seu pico de produção entre 19:00 e 20:00. Quando a criança fica muito agitada neste horário, o hormônio não é secretado corretamente. O ideal é que o bebê durma a noite entre 12 e 10 horas, de acordo com sua idade, então se o pequeno vai dormir por volta de 19:00 e acorda às 6:00 ou 7:00 está tudo certo”, afirma Lari Godoy.
Diante disso é importante que os pais não forcem um filho que acordou entre 6:00 e 7:00 a dormir mais. “Esse bebê já acordou e está te falando bom dia, se você tentar prolongar esse sono, seu filho acabará não tendo sono às 19:00 e 20:00 e ocorrerá toda aquela questão hormonal”, diz Lari Godoy.
É importante deixar claro que para que o bebê tenha um bom sono à noite, também é necessário que ele tenha sonecas durante o dia. “Muitos pais acham que se deixar o bebê dormir durante o dia, ele não vai conseguir dormir a noite. Mas a verdade é o contrário. Quanto mais cansada a criança fica durante a noite, menor será a qualidade de seu sono”, conta Lari Godoy. Saiba mais sobre sonecas aqui.
Porém, saiba que caso seu bebê acorde por volta de 5:00 ou 4:00 da manhã, isto pode ser sinal de um problema no sono. “O bebê que acorda às 5 da manhã ainda não completou a carga de sono dele. Nestes casos os motivos para o pouco sono podem ser diversos, como fome, hábitos de sono, o ambiente, entre outros”, observa Lari Godoy.
Por fim, Lari Godoy ressalta a importância de prestar atenção ao sono do seu bebê. “Cuide do sono do seu filho enquanto ele ainda é um bebê, senão este problema irá continuar na idade pré-escolar e irá acarretar em vários problemas. Além disso, a falta de rotina de sono gera uma confusão mental, então temos que cuidar do sono do bebê não só pensando no agora, mas também em longo prazo”, conclui Lari Godoy.
Veja dicas de como criar uma rotina de sono do bebê aqui.