Vai viajar? Veja como levar crianças na cadeirinha do carro

Confira a forma segura de transportar crianças

Para ser segura, a cadeirinha do carro deve estar de acordo com a idade e o peso das crianças

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Não apenas os bebês, mas também a criança precisa estar em cadeirinha do carro específica para os passeios. A escolha do modelo vai depender da idade, peso e altura de cada criança e os dispositivos só podem ser dispensados depois que ela ultrapassar 1,45 metros.

A própria legislação de trânsito obriga que os pequenos sejam transportados apenas com o uso de sistemas de retenção. O descumprimento das regras resulta em penalidade de infração gravíssima com sete pontos na CNH, multa e retenção do veículo. “Para se ter uma ideia, a inércia pode fazer com que uma criança de apenas 10 quilos atinja mais de 200 quilos, no caso de uma colisão. Imagine se ela não estiver presa a um sistema de retenção, ela poderia se chocar em partes duras do carro ou mesmo ser arremessada para fora dele”, explica o engenheiro de trânsito Luiz Ferreira.

Veja como escolher o dispositivo ideal para cada faixa etária:

Bebê conforto: até 1 ano
Este modelo é utilizado ao sair da maternidade até que a criança atinja o peso estipulado pelo fabricante, o que costuma ser 13 quilos. Outro fator que deve ser observado é a altura do bebê. Se a cabecinha dele chegar ao limite do equipamento, chegou a hora de trocá-lo.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


No bebê conforto o pequeno vai de costas para o movimento, com uma inclinação de aproximadamente 45 graus. A forma mais segura, pensando em colisões e capotamentos, é posicioná-lo no meio do banco traseiro. As faixas e cintos desse modelo de dispositivo devem passar pelos ombros e entre as pernas do bebê.

Cadeirinhas: de 1 a 4 anos
Geralmente, começa a ser usada a partir dos dois anos ou quando se atinge o peso máximo indicado no bebê conforto. É colocada de frente para o movimento e na posição vertical. Normalmente, tem um limite de peso máximo de 18 quilos, mas isso pode variar de acordo com o fabricante.

Assento de elevação: a partir dos 4 anos
Também conhecido como “booster” esse tipo de assento afasta o perigo de estrangulamento em caso de colisão, já que a criança ainda não atingiu a altura ideal para um bom posicionamento do cinto de segurança. É usado quando a criança passa o limite estipulado pela cadeirinha e até que ela atinja a altura de 1,45 metros, o que acontece entre 9 e 13 anos.

Dicas extras!
Para garantir o máximo de segurança para a criança, sempre leia o manual e siga as instruções de uso de cada marca. Caso o veículo tenha sofrido alguma colisão ou um grande impacto com a cadeirinha ou o assento dentro dele, recorra ao fabricante para saber se a peça precisará ser trocada.

Dependendo da idade, as crianças podem usar booster, bebê conforto ou cadeirinhas
Shutterstock Na ilustração, os dispositivos de segurança mais usados para transportar crianças: booster, bebê conforto e cadeirinha

Fonte consultada: Sociedade Brasileira de Pediatria


Compartilhe essa notícia