4 cuidados normais com o bebê que NÃO devem ser feitos nos dias frios

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Nos dias frios é preciso mudar alguns cuidados muito comuns que os papais e mamães têm com o bebê

Nos dias mais frios, alguns cuidados com o bebê tem que mudar. Veja quais são eles a seguir:

Lavar primeiro a cabecinha

Cadastre-se

Normalmente a orientação é lavar primeiro a cabecinha do bebê e depois o resto do corpo, mas nos dias frios esta recomendação muda. Nos dias muito frios, a cabecinha pode ser lavada primeiro desde que os pais a sequem IMEDIATAMENTE. Os pais também podem optar por lavar a cabecinha por último nos dias muito frios.

Estes cuidados são necessários porque a cabecinha molhada favorece a perda de calor do bebê. “A cabeça é quase 25% da estrutura corpórea do bebê, então a superfície é grande e, consequentemente, a perda de calor é grande”, explica a pediatra Wylma Maryko Hossaka, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa.

Banho todos os dias

Por mais cuidado que se tenha, a hora do banho é um dos momentos em que o pequeno mais tem chances de passar frio, afinal, ele fica peladinho. Por isso, saiba que ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso dar banho todos os dias no seu bebê quando está muito frio.

A Academia Americana de Pediatria inclusive orienta que os bebês tomem apenas três banhos por semana no inverno! Claro que no Brasil este hábito pode parecer estranho, por isso, tenha em mente apenas que em um dia muito frio no qual seu bebê quase não se sujou, o banho não é necessário. Nos dias em que não for dar banho no bebê, é interessante limpar as genitais, pescoço, pezinhos e mãozinhas com algodão e água.

Ao dar banho no seu bebê é preciso prestar bastante atenção à cabeça e secá-la imediatamente após ter sido lavada. Saiba mais sobre o assunto aqui. E veja cuidados ao dar banho no bebê no inverno aqui.

Cremes: usar ou não?

Geralmente, os cremes específicos para bebês não são orientados. Porém, nos dias frios eles podem ser uma boa opção. O outono e o inverno são épocas difíceis para a pele do seu bebê. Isto porque o tempo seco e frio, os aquecedores e os banhos quentes favorecem com que a pele do pequeno fique ressacada. Então, pode ser interessante aplicar creme na pele do seu bebê logo após o banho, mas converse com o pediatra do seu bebê sobre o assunto antes.

A questão do ambiente e aquecimento

Se nos dias mais quentes a preocupação com a temperatura do lugar em que o bebê está não passa pela cabeça dos papais, no outono e inverno isto muda. É importante que os papais e mamães evitem correntes de ar e tentem deixar a temperatura do quarto em que o bebê está entre 16 e 20 graus. Se a temperatura estiver menor do que isso, o aquecedor pode ser utilizado. O aquecedor também pode ser usado no banheiro antes do banho do bebê.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

turma da monica fraldas

Comentários





Veja mais