A partir de quantos meses a demora do bebê pra sentar e engatinhar é preocupante

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Veja quando é esperado que o bebê sente e engatinhe e a partir de quantos meses a demora pode ser grave

Existem muitas dúvidas quando se fala sobre o sentar e o engatinhar dos bebês. Sendo que as principais são: Quando é esperado que o bebê sente e engatinhe? E como saber se meu bebê está demorando demais para sentar e engatinhar?

Em relação a sentar, é esperado que o bebê sente sem apoio por volta dos seis meses de vida. Sentar é um importante marco do desenvolvimento do bebê. Mas se seu pequeno não sentar aos seis meses, não se desespere.


Cadastre-se

Saiba que também é completamente normal se o bebê sentar sem apoio um pouco antes ou um pouco depois dos seis meses. Contudo, se seu bebê chegar aos nove meses sem conseguir sentar sem apoio, então é preciso ficar mais atenta e conversar com seu pediatra sobre o assunto.

Quanto a engatinhar, o esperado é que o bebê comece a engatinhar por volta dos nove meses de vida. Saiba que alguns bebês podem não engatinhar e ir direto para o andar. Contudo, nestes casos, mesmo sem engatinhar o bebê usa maneiras alternativas de se movimentar, como se arrastar. Desde que seu bebê esteja aprendendo a coordenar cada lado do seu corpo, não há com o que se preocupar.

Caso seu bebê não engatinhe ou apresente os movimentos citados acima até os 12 meses de vida, é preciso ficar atenta e conversar com seu pediatra sobre o assunto.

Fontes consultadas:

Academia Americana de Pediatria

Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos Estados Unidos

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários