Cabeça chata no bebê: como prevenir durante o sono

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja o que fazer para evitar a cabeça chata no bebê na hora do sono e muito mais

A cabeça do bebê é diferente da cabeça do adulto e não apenas em tamanho. O crânio dos bebês ainda não é totalmente fechado e possui espaços sem ossos, chamados de moleira. É importante que existam esses espaços por dois motivos: para que os bebês possam nascer por meio do parto normal e também para que o cérebro tenha espaço para crescer adequadamente no primeiro ano de vida, fase em que seu tamanho aumenta mais.

Porém, como a cabecinha do bebê ainda é, digamos, maleável, pode ocorrer de o formato da cabeça do bebê ficar um pouco irregular.

Cadastre-se

Os formatos irregulares que podem ocorrer na cabeça do bebê são:

Plagiocefalia: As laterais da cabeça estão irregulares e em casos mais graves podem ocorrer assimetrias nas bochechas, orelhas e mandíbulas.

Braquicefalia: Neste caso a cabeça possui um comprimento maior do que o esperado, ficando até um pouco pontuda na região posterior no alto e mais achatada na região posterior embaixo.

Escafocefalia: Estes bebês possuem um formato de cabeça mais longo e desproporcionalmente estreito.

Um dos fatores que faz com que a cabeça do bebê fique com o formato irregular é colocá-lo para dormir com a barriguinha para cima. Porém, colocar o bebê para dormir com a barriguinha para cima é ESSENCIAL para prevenir a morte súbita do bebê. Enquanto um formato irregular da cabecinha não causará qualquer problema de saúde. Então, é melhor colocar o bebê para dormir com a barriguinha para cima e correr o risco dele ficar com a cabecinha com formato irregular do que colocá-lo para dormir em outra posição e assim acabar aumentando o risco de morte súbita do bebê.

Mas existem dois cuidados ao colocar o bebê para dormir com a barriguinha para cima que são capazes de evitar que a cabeça do bebê fique achatada.

O primeiro cuidado é durante a noite mudar a posição da cabecinha do bebê. Então, com o bebê dormindo com a barriga para cima, você pode virar a cabecinha dele para direita. E depois de algumas horas, você pode virá-la para a esquerda, ou vice-versa. Mesmo que o bebê se mexa durante a noite, este cuidado ainda continua muito eficaz.

O outro cuidado é colocar o bebê para dormir em diferentes lados do berço. Então, um dia você pode colocá-lo com a cabecinha em direção a parede e no outro dia ele pode ficar com o pezinho em direção a parede.

Saiba mais sobre como prevenir e tratar os formatos irregulares da cabeça do bebê aqui.

Fonte consultada:

KidsHealth

Veja mais

Comentários



Veja mais