Cientistas afirmam: limpeza demais está fazendo mal pros bebês

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entrar em contato com um pouco de sujeira contribui para o aumento da imunidade do bebê

Está ficando cada vez mais claro para os pesquisadores: limpeza demais não faz bem para os bebês e crianças. “As crianças de hoje em dia estão limpas demais e isso faz mal para elas”, firma o Dr. John Gilbert, direto do Microbiome Center e professor de cirurgia da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

O Dr. Gilbert realizou em 2016 uma pesquisa que foi publicada na revista científica The New England Journal of Medicine. No estudo, Dr. Gilbert analisou a saúde de crianças Amish que viviam em fazendas e estavam constantemente em contato com a terra, grama, lama, animais, etc. Ele percebeu que essas crianças tinham muito menos asma do que as outras que viviam em ambientes considerados mais “limpos”.


Cadastre-se

Outras pesquisas também haviam relatado que crianças que convivem com animais têm menos chances de desenvolver asma.

Dr. Gilbert e outros pesquisadores acreditam que isto ocorre porque a “sujeira”, ou seja a terra, a lama, a convivência com animais, o brincar no chão, etc, fazem com que o bebê e/ou criança entre em contato com diversos microrganismos que contribuem para o fortalecimento de seu sistema imunológico.

Com a imunidade mais forte, os bebês e crianças correm menor risco de desenvolver uma série de problemas de saúde. Por outro lado, se a criança não é exposta desde cedo a “sujeira”, seu sistema imunológico fica mais fraco e ela corre maior risco de desenvolver doenças.

Mas, então, fica a dúvida entre os pais: o quanto de sujeira é recomendado que meu filho tenha contato e o quanto pode ser perigoso? Diante desta dúvida, a médica e pós-doutora Marie-Claire Arrieta, professora da Universidade de Calgary, no Canadá afirma que é necessário que os pais tenham o bom senso. “Por exemplo, a criança não precisa lavar a mão logo depois de brincar ao ar livre, porém, se a criança estava dividindo um brinquedo com um amiguinho que estava gripado, é importante lavar a mão. Se você deixar uma chupeta cair dentro de casa, você não precisa esteriliza-la, mas se você deixá-la cair em um local público, é preciso limpá-la”, orienta Mattke.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários