Com 2 meses seu bebê dá 1 sinal de que já está aprendendo a andar!

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Com apenas dez semanas de vida seu bebê já pode dar sinais de que está aprendendo a andar!

Com apenas 10 semanas de vida, seu bebê já pode dar sinal de que está aprendendo a andar! A descoberta foi feita pela Universidade de Lancaster no Reino Unido.

Os pesquisadores analisaram bebês de 10 semanas e os dividiram em dois grupos. Em um dos grupos, os bebês tiveram a experiência do reflexo de Marcha Automática. Este é um reflexo natural que os bebês têm até os 12 meses de vida. Ao segurar o bebê com as mãos por baixo do braço cuidadosamente, apoiando também a cabeça, ele irá realizar os movimentos de locomoção, este é o reflexo de marcha.

Cadastre-se

O outro grupo de bebês não passou por essa experiência. Então, todos os pequenos assistiram a um vídeo de pessoas andando.

Os pesquisadores então mediram como os bebês responderam a esta informação visual registrando a atividade elétrica em seus cérebros.

Somente os cérebros das crianças que experimentaram Marcha Automática conseguiram reconhecer o mesmo movimento das pessoas andando no vídeo. A resposta destes bebês foi mais parecida com a das crianças mais velhas aprendendo a caminhar em vez de bebês de idades mais jovens.

O grupo de bebês que não praticaram a Marcha Automática não mostrou essa atividade cerebral mais madura.

O psicólogo e professor Vincent Reid disse que a pesquisa mostrou um vínculo entre perceber uma ação e realizar essa ação mesmo na primeira infância. “Este resultado sugere fortemente que a experiência refina a percepção do movimento biológico durante a primeira infância. O ato de caminhar, portanto, mudou a percepção do movimento biológico para aquelas crianças que experimentaram um comportamento. Isso sugere que o período limitado de experiência alterou a percepção da criança de andar, indicando um vínculo entre a percepção da ação e a produção da ação na primeira infância”, conclui o psicólogo.

Saiba mais sobre estes reflexos dos bebês aqui. Saiba mais sobre quando o bebê vai andar aqui. 

Veja mais

Karina Bacchi e Enrico

Comentários





Veja mais